Postagem em destaque

Comissão quer ouvir ex-secretário de Itabuna sobre carta aberta

O presidente da Comissão de Saúde, Enderson Guinho (PDT), articula a vinda à Câmara do ex-secretário de Saúde de Itabuna, Vitor Lavins...

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

ENCANTARTE TEM NOVIDADES PARA O CARNAVAL DE 2017

WhatsApp Image 2017 01 05 at 15.26.20
Da esquerda para a direita, Denize Tavares, Egnaldo França, Jaqueline Paula, Eric Thadeu e Marluce Del Pomo. - Foto: Jackson Santos. 
O Projeto Encantarte realizou, nesta quarta-feira (4), na sede da Escola Municipal Margarida Pereira, no bairro Maria Pinheiro a primeira reunião de planejamento para as atividades culturais que estão sendo elaboradas para a 38ª edição da Lavagem do Beco do Fuxico. Este ano, a festa acontecerá no dia 10 de fevereiro, dando o pontapé inicial para o Carnaval Antecipado de Itabuna, confirmado pelo prefeito Fernando Gomes nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro.
Representando o diretor presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Daniel Leão, as professoras Denise Tavares, Marluce Del Pomo e o servidor público Eric Thadeu Nascimento Souza estiveram na reunião e fizeram sugestões para as propostas que foram lançadas.

Para a coordenadora do Projeto Encantarte, Jaqueline Paula dos Santos, “2017 é muito especial para o bloco afro, que trará consigo um tema muito bonito e muito apropriado para a cultura grapiúna”. A coordenadora adiantou algumas novidades, entre elas parcerias com blocos afros de Ibirapitanga e de Ilhéus, que desfilarão como convidados especiais; eleição da Rainha Negra; venda de abadás para o público em geral; e a participação do Coletivo das Entidades Negras de Itabuna, com uma ala dentro do bloco. No próximo dia 26, o bloco estará fazendo o lançamento oficial do tema no Espaço Mário Gusmão (anexo da FICC) às 18 horas.
HISTÓRIA
DSC0045
Egnaldo França apresenta as primeiras ideias sobre o que pretende levar para as ruas de Itabuna durante o Carnaval. - Foto: Eric Souza.
O Bloco Afro Encantarte foi criado a partir do projeto homônimo que assiste a crianças e jovens dos bairros Maria Pinheiro, São Pedro e Pedro Jerônimo, em Itabuna. Seu principal articulador é o professor de História Egnaldo Ferreira França. O projeto oferece oficinas rítmicas, de dança afro e de percussão, além de  promover orientações sobre proteção juvenil, cuidados com a saúde e de cidadania, a exemplo do curso pré-universitário “Pré-Afro”, com aulas que acontecem na Escola Estadual Félix Mendonça, no bairro Sarinha. Criado em 2001, o bloco nunca deixou de participar de nenhuma das edições do Carnaval Antecipado de Itabuna e passou a integrar a Associação de Blocos e Produtores Culturais de Itabuna (ABPCI), que participa da Lavagem do Beco do Fuxico. A coordenação do bloco escolhe sempre um tema específico que chama a atenção através de letras de músicas, figurinos, faixas e cartazes. A previsão é de que o bloco saia este ano com 250 integrantes.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário