quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Ilhéus terá mutirão gratuito para diagnóstico de glaucoma

GANHE SUA CAMISA, PARTICIPE DA CAMINHADA E FAÇA SEU EXAME

Promovido pelo Cenoe Hospital de Olhos, o evento deve atender cerca de 1.500 pessoas

No próximo dia 10 de dezembro, a população de Ilhéus poderá participar de mutirão com caminhada de conscientização sobre o glaucoma. O grupo partirá às 7h da frente do Cenoe Hospital de Olhos, na Avenida Soares Lopes. O oftalmologista Antônio Nogueira, diretor técnico do Cenoe e coordenador da ação, revela que o mutirão de atendimento para prevenção do glaucoma se prepara para atender 1.500 pessoas gratuitamente.


Uma caminhada de incentivo a hábitos saudáveis antecede a realização das ações preventivas como aferição da pressão intraocular e análise do fundo do olho. Novidade deste ano é a participação da comunidade estudantil da região. Alunos de ensino superior de medicina, enfermagem, nutrição e fisioterapia darão suporte durante o mutirão. “Enquanto aguardam o atendimento dos médicos, os pacientes poderão fazer atividades de alongamento, testes de aferição da pressão arterial e glicemia, massagens relaxantes, avaliação nutricional completa com orientação individualizada e serviços de orientação jurídica sobre saúde”, informa Antônio Nogueira. Para participar, é preciso ter idade acima de 40 anos e comparecer ao local às 7h no dia do evento.

O médico alerta que o Glaucoma costuma atingir pessoas com idade superior a 40 anos e é uma das maiores causas de cegueira no Brasil, sendo a segunda maior causa de cegueira irreversível do mundo. Parte da população brasileira possui glaucoma sem saber. Os sintomas costumam aparecer em fase avançada, ocorrendo muitas vezes do paciente não perceber a doença até sofrer uma grande perda do campo visual. Por isso, o exame preventivo é tão importante: “Um diagnóstico precoce é fundamental para detecção do glaucoma e para um tratamento com resultados positivos, evitando a cegueira irreversível”, adverte Antônio Nogueira.

Centro de Referência - Promovido pelo Cenoe Hospital de Olhos, que é um centro de referência em glaucoma no Estado, o Mutirão do Glaucoma é uma ação gratuita realizada através do Cenoe Social, programa que realiza periodicamente mutirões de atendimento oftalmológico na cidade. A iniciativa busca atingir pessoas de idade superior a 40 anos ou com fatores de risco como diabetes, histórico familiar da doença e afrodescendentes.

Antônio esclarece que, em caso de diagnóstico positivo, o paciente será tratado também de maneira gratuita no Programa de Assistência ao Portador de Glaucoma, do SUS (Sistema Único de Saúde), no qual o Cenoe é conveniado e presta assistência. O controle do glaucoma é feito através de colírios. Com a iniciativa do governo Federal, a população consegue ter acesso irrestrito ao tratamento.

Caminhada – O evento de conscientização contra o glaucoma foi idealizado com o intuito de chamar a atenção da população para a necessidade de prevenção. Um carro de som acompanhará o percurso da caminhada, com a animação de um instrutor de treinamento físico. Ao final, os participantes serão recebidos com suco, água e frutas e o instrutor desenvolverá algumas atividades físicas, recreativas e terão acesso aos serviços disponibilizados pelos estudantes da área de saúde da região. “A partir das 7h da manhã do dia 10, as pessoas poderão ir até o Cenoe pegar sua camisa, participar da caminhada e fazer seu exame”, explica Nogueira.

O objetivo do evento é ajudar as pessoas a detectarem a doença, para tratar de forma preventiva e acompanhar os pacientes com suspeita de glaucoma, através de orientações e a solicitação de exames periódicos. Além disso, pretende estimular a busca por mais qualidade de vida, associando a atividade física com boas práticas de saúde. 

O Segundo Mutirão do Glaucoma do Cenoe tem apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde, Sociedade de Oftalmologia da Bahia (Sofba), Faculdade de Ilhéus, Faculdade Madre Thaís, Universidade de Santa Cruz (UESC), Superintendência de Transporte e Trânsito (Sutran), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros de Ilhéus, TV Santa Cruz, Rádio Gabriela FM, O Tabuleiro, Ipsoft – Softwares Inteligentes, Avatim, BCR Showroom Design, Orto Médica, Rotary Club de Ilhéus, Lions International, Associação Comercial de Ilhéus, CDL, Drogarias Velanes, Toldos Intal, M21, Indaiá Eco Village, TMais, Polpa de Fruta Sabiá, Guarathon,  A Joia de Ilhéus, Instituto Mix de Profissões, OAB, Medincor e M21.

Serviço:
Mutirão do Glaucoma do Cenoe – Com Caminhada
Data: 10 de dezembro (sábado)
Local: Cenoe Hospital de Olhos, na Avenida Soares Lopes, em frente ao Centro de Convenções de Ilhéus
Horário: 07h da manhã
Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário