Postagem em destaque

Sebrae Bahia realiza mais de 47 mil atendimentos no primeiro trimestre de 2017

No mesmo período, foram realizadas ainda 423 capacitações, além do lançamento do Radar Sebrae Por: Redação O Sebrae Bahia real...

sábado, 29 de outubro de 2016

UFBA discute a PEC 241 em evento nesta segunda-feira

UFBA discute a PEC 241 em evento nesta segunda-feira


O debate sobre a PEC 241 começa às 9h noSalão nobre da Reitoria da UFBA.
O debate sobre a PEC 241 começa às 9h noSalão nobre da Reitoria da UFBA.
A Reitoria da UFBA promove nesta segunda-feira (31), às 9h, um debate sobre a PEC 241 no contexto do ajuste fiscal que está em implantação no país, com palestras do economista Gabriel Galípolo, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e Luis Filgueiras, professor da Faculdade de Economia da UFBA. Galípolo, sócio da BG – Belluzzo & Galípolo Projetos e Consultorias, vem publicando em coautoria com o conhecido professor Luís Gonzaga Belluzzo uma série de artigos sobre o ajuste fiscal, dentro do qual se destaca a PEC 241. O evento acontecerá no Salão Nobre da Reitoria.

A PEC 241 ou do Teto de Gastos, como vem sendo chamada, instaura no país um novo regime fiscal segundo o qual todas as despesas primárias da União, a partir de 2017 e ao longo de 20 anos, ficarão limitadas ao que foi gasto no ano anterior, corrigido pela inflação. O pró-reitor de Planejamento da UFBA, Eduardo Mota, observa que, dois efeitos diretos e imediatos da PEC 241 devem se abater sobre as universidades: a obsolescência e o crescimento de seu passivo.
“De um lado, precisam aumentar seu número de vagas para atender à população, sob a égide da inclusão social e, de outro, o desenvolvimento da pesquisa e do ensino requer investimentos contínuos, seja pela incorporação de novas tecnologias, de novos laboratórios, etc”. Não ter recursos para investir nessas duas frentes, condena-as à obsolência. “As universidades, assim, não vão apenas perder o bonde da história, vão regredir”, ele comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário