quarta-feira, 12 de outubro de 2016

FURC - Mais de 200 atendimentos gratuitos

FURC - Mais de 200 atendimentos gratuitos marcam o 1º dia de atividades em comemoração ao Dia Mundial da Visão 

Com 250 testes de acuidade visual realizados em escolas da rede pública (duas escolas municipais no bairro Ferradas, além da estadual CIOMF e da escola Ação e Cidadania, no bairro da Bananeira) e 95 crianças e jovens encaminhados para consultas oftalmológicas gratuitas no DayHORC – Hospital de Olhos Ruy Cunha,  a Fundação Regina Cunha de Oftalmologia e Prevenção a Cegueira - FURC deu início nesta segunda-feira (10) às atividades em comemoração ao Dia Mundial da Visão, celebrado mundialmente na segunda quinta-feira de outubro (13).

Na triagem, os alunos receberam orientações sobre sua saúde  ocular e a importância do cuidado, para assegurar bom rendimento na escola.  O primeiro dia de atividades contou ainda com a abertura da exposição “Um Olhar para o Novo Mundo" no shopping Jequitibá, na qual o público pode conhecer de perto o trabalho da Fundação, além de ter contato direto com o acervo de livros em braile e fotografias de atividades realizadas pela instituição, material informativo e oficinas elaboradas pelos profissionais do Centro de Reabilitação Visual Brilhar. Na noite de segunda-feira a FURC também  realizou o jantar beneficente em prol da reforma da sede da instituição, em imóvel doado pelo DayHORC.

Para a diretora da FURC, Ive Cunha, “ir às escolas traduz o compromisso que a FURC tem com a transformação social a partir das crianças e jovens”, garantindo o direito do acesso à saúde e à educação, para seu pleno desenvolvimento como cidadãos e profissionais.

Nas triagens, são identificados muitos adolescentes de 12-16 anos, acometidos por alguma baixa de visão significativa, que porém nunca foram ao oftalmologista. São encaminhados para consulta aqueles que apresentam dificuldade em visualizar caracteres e objetos à distância, o que é identificado através do teste de acuidade visual com a Tabela de Snellen. Há outros casos em que as crianças já possuem diagnóstico e prescrição dos óculos, mas decidiram não usá-los ou têm dificuldade de renová-los e por isso a família desiste de buscar o acompanhamento médico. Nesses casos, a conscientização é tão impactante quanto a disponibilização de uma consulta, por exemplo. Tecnicamente, o diagnóstico precoce é a maneira mais eficaz de monitorar a necessidade populacional, dando maior eficiência à cobertura de saúde. 
Nesta terça-feira (11), as atividades em comemoração ao Dia Mundial da Visão continuam em Itabuna. Durante todo o dia de hoje, a FURC realiza o Teste do Olhinho gratuitamente em bebês de 0 a 3 meses de vida, nas maternidades Esther Gomes e Manoel Novaes. Além de dar seguimento no Shopping Jequitibá à exposição "Um Olhar para o Novo Mundo”, hoje com visitas guiadas de grupos escolares.
Mutirão

Ápice da programação, na quinta-feira (13), a partir das 7h30 da manhã, uma equipe de nove oftalmologistas, 60 voluntários, colaboradores do DayHORC, profissionais da saúde, profissionais liberais, além de alunos de nutrição e psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências – FTC, com o apoio do Lions e Leos Clube de Itabuna, estarão realizando serviços gratuitos à população durante todo o dia, no estacionamento do Shopping Jequitibá. "Além das consultas oftalmológicas gratuito a serem realizadas em uma unidade móvel, a população contará com outros serviços como aferição de pressão, glicemia, teste do pezinho, inclusive sessões de massoterapia gratuitas. “A organização do evento é muito cuidadosa e contamos com a  presença em peso da população grapiúna", conclui a diretora Ive Cunha.

Foto legenda: Na triagem, os alunos receberam orientações sobre sua saúde  ocular e a importância do cuidado, para assegurar bom rendimento na escola.
Por - Lorena Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário