Postagem em destaque

Sebrae Bahia realiza mais de 47 mil atendimentos no primeiro trimestre de 2017

No mesmo período, foram realizadas ainda 423 capacitações, além do lançamento do Radar Sebrae Por: Redação O Sebrae Bahia real...

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Seminário em Ilhéus discute transparência e compras públicas


O auditório da Faculdade de Ilhéus, localizada no km 2 da Rodovia Ilhéus-Canavieiras, recebe, na próxima quarta-feira, dia 20, seminário que vai discutir, entre outros tema, o incentivo às compras governamentais em micro e pequenas empresas do município. O evento, que será aberto às 8h, é uma iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com apoio da Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb), União dos Município da Bahia (UPB) e Prefeitura de Ilhéus.


Os interessados devem realizar inscrições no site www.tcm.ba.gov.br. A ação visa apresentar à sociedade a estrutura do TCM e ferramentas disponíveis para o controle social e transparência, além de enfatizar a importância do fortalecimento dos pequenos negócios. A legislação vigente, lembra o secretário municipal de Indústria e Comércio, Roberto Garcia, obriga o município a realizar 30% das compras públicas com micro e pequenas empresas.


No ano passado, no entanto, o Município de Ilhéus realizou cerca de 80% do total de compras em empresas desse tipo sediadas no território ilheense, movimentando um montante superior a 27 milhões de reais, por meio de pregões presenciais. Essa, segundo Garcia, é uma forma de estimular o comércio local, gerando emprego, renda e arrecadação aos cofres públicos.

Durante todo o dia, serão realizadas palestras que tratarão do controle social, transparência, e da Lei Complementar nº 123/2006, alterada pela Lei Complementar nº 147/2014, que institui o tratamento diferenciado, simplificado e favorecido às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (MPE) nas contratações públicas.

As discussões terão como mediadores o diretor-adjunto da Escola de Contas do TCM, Adelmo Guimarães, o auditor e conselheiro substituto do TCM, Ronaldo Sant’Anna, o diretor da 1ª Diretoria de Controle Externo do Tribunal, Josival Santos, o diretor adjunto da DAM, Antônio Dourado, o assessor jurídico do TCM, Alessandro Macedo, e o ouvidor do Tribunal, Emmanoel Reis.

Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário