terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Prefeitura de Canavieiras vai notificar inadimplentes com alvará de localização


O Setor de tributos da Prefeitura de Canavieiras está realizando um diagnóstico da situação tributária das empresas instaladas na cidade, no que se refere aos tributos municipais. O pagamento do Alvará de Licença e Funcionamento (ALF) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) são os dois principais tributos verificados.
Segundo o secretário da Fazenda da Prefeitura de Canavieiras, Paulo Garcia, o prazo para o pagamento sem multa ou juros do Alvará de Licença e Funcionamento venceu no dia 31 de janeiro. Agora, a fiscalização municipal irá notificar os contribuintes inadimplentes para que regularizem as pendências com o ALF, relativas a 2016 e anos anteriores.


Para o prefeito Almir Melo, o pagamento dos tributos é o grande vetor de desenvolvimento de Canavieiras, pois esses recursos são utilizados na realização de obras e serviços. “Mesmo com toda a crise que o Brasil está passando, temos tocado nossas obras com planejamento prévio e otimização dos recursos. O contribuinte paga e recebe esses recursos de volta em obras e serviços”, ressalta o prefeito.
Explica Paulo Garcia, que o contribuinte pode entrar em contato com o Setor de Tributos através do comparecimento ao prédio da Prefeitura, ou por meio eletrônico, acessando o serviço online. Todos os serviços da Secretaria da Fazenda estão disponíveis no site https://canavieiras.saatri.com.br/ que podem ser acessados através de inscrição e senha.
IPTU - Os carnês do  Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do exercício de 2016 já foram entregues pessoalmente pelos prepostos da Prefeitura e poderão ser quitados até o dia 29 de abril próximo. Até esta data, o valor de face do IPTU tem desconto de 20%, podendo, ainda, ser pago em três parcelas mensais, sem o desconto.
Alerta o chefe do Setor de Tributos da Prefeitura de Canavieiras, Fred Érico Farias de Almeida, que caso o contribuinte não tenha recebido o carnê para o pagamento, pode se dirigir ao Setor de Tributos para solicitar a segunda via. “Essa solicitação é importante para que o contribuinte não perca o prazo e ele é atendido com rapidez”, ressalta Fred Érico.
Informatização - A modernização dos serviços municipais sempre foi uma preocupação do prefeito Almir Melo, que vem cumprindo todas as recomendações dos órgãos reguladores e as determinações da legislação. Atualmente, os contribuintes escolhem a modalidade de atendimento que melhor lhe convêm, de acordo com o nível de informatização da sua empresa.
Informa o chefe do Setor de Tributos, Fred Érico, que o portal dos tributos é uma ferramenta disponível, com a finalidade de facilitar o acesso dos serviços do Município aos contribuintes, inclusive os que residem em outros municípios e até mesmo no exterior.
No portal de serviços eletrônicos da Prefeitura de Canavieiras são disponibilizados diversos serviços com intuito de agilizar o atendimento, evitar filas e proporcionar maior conforto e comodidade aos contribuintes. Entre os serviços estão a emissão de notas fiscais eletrônicas, certidões negativas de débitos (CNDs), taxas de alvarás, parcelamentos, cadastro imobiliário, com emissão de boleto de pagamento de IPTU, ISS, dentre outros.
Caso o contribuinte não tenha acesso à internet, o Setor de Tributos também poderá prestar informações através de ligação telefônica, pelo número (73) 3284-1105, ramal 212.

Assistência Social doa filtros de barros
para famílias assistidas pelo Cras

Serão entregues nesta terça-feira (24), na sede do Centro de Referência e Assistência Social (Cras), unidades de filtro de barro com capacidade para 8 litros à 50 famílias assistidas pelo Cras. A ação é resultado de uma parceria da Prefeitura de Canavieiras - por meio das secretarias da Saúde e da Assistência Social - com as Voluntárias Sociais da Bahia.
Segundo a Secretária da Saúde, Roberta Barros, para a seleção dos beneficiados houve a contribuição dos agentes comunitários de saúde e profissionais da vigilância sanitárias das Unidades de Saúde. “Os agentes detectaram as famílias carentes que vivem em maior índice de vulnerabilidade social e são atingidos por verminoses”, explicou Roberta Barros.
Explica Vanessa Leite, secretária da Assistência Social, que as famílias irão receber orientações sobre a importância de consumir água de qualidade no sentido de evitar doenças. “O filtro de barro requer cuidados básicos, que qualquer pessoa menos esclarecida é capaz de ter. Por exemplo, a vela deve ser limpa a cada três meses, ou antes disso, caso esteja amarelada ou esverdeada. Além disso, não é recomendado o uso de produtos de limpeza na vela, apenas água corrente e uma esponja”, disse Vanessa.
O processo de tratamento de água no filtro de barro é simples: A filtragem é por gravidade, em que a água lentamente passa pela vela e goteja num reservatório inferior, garantindo que microorganismos e sedimentos não desçam.
Vida no Ventre – Ainda nesta terça-feira (24), tem início mais um grupo de gestantes do Projeto Vida no Ventre, da Secretaria da Assistência Social. O programa consiste em ações socioeducativas voltadas às gestantes – até o oitavo mês de gravidez - em situação de vulnerabilidade social.
Segundo Vanessa Leite, os encontros são quinzenais e as gestantes recebem esclarecimentos sobre cuidados com o bebê, qualidade de vida, e outros temas relacionados à  maternidade. “As palestradas dadas pelos profissionais da Secretaria da Saúde incentivam a realização do pré-natal e a redução dos indicadores de morte materna e neonatal”, explicou Vanessa, ressaltando que se trata de mais uma parceria com a Secretaria da Saúde. “Essas gestantes são atendidas nas Unidades de Saúde da Família do interior e da sede”, conclui.

23-02-2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário