quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

FTC reuniu instituições de assistência aos idosos


Num encontro realizado na tarde da última segunda-feira (1º) a direção da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna reuniu dirigentes e representantes de instituições que atuam na prestação de serviços, na assistência e na defesa dos direitos dos idosos e aposentados. Na oportunidade, o diretor geral da FTC, professor Januário Mourão e Lima apresentou aos participantes os projetos que integram o Programa FTC em Ação, lançado no último dia 19 e que contempla diversas atividades voltadas, também para a população da terceira idade.

O diretor adiantou que a Faculdade estará intensificando e restabelecendo as parcerias com as instituições, visando fazer uma devolutiva à comunidade do conhecimento que é fomentado nos muros da Faculdade.  "Estreitar e fortalecer a boa relação mantida com as organizações que vocês representam é uma das metas das ações que iremos desenvolver a partir deste semestre, envolvendo alunos e docentes de todos os cursos de graduação da FTC", elucidou Januário.
Ele lembrou que, de fato, os espaços dos abrigos, albergues, clubes, grupos e associações da terceira idade e aposentados são ambientes que se tornam laboratórios extramuros para que os alunos possam confrontar a teoria absorvida em sala de aula com a realidade prática que eles encontraram ao saírem graduados da Faculdade. “Hoje, mais que levar o aluno a dominar o saber, uma Instituição de Ensino que prima pela qualidade do ensino deve ter como meta torná-lo apto ao saber fazer”, pontuou o diretor.
FTerCeira Idade
    Outro assunto tratado na reunião foi sobre a Faculdade Aberta à Terceira Idade (FTerCeira Idade), quando o professor Fábio Santos, coordenador das atividades, apresentou a nova grade de oficinas que serão ofertadas aos idosos a partir do próximo dia 8 de março. Implementada na perspectiva de promover o desenvolvimento continuado do ser humano e a validação da existência longa e saudável, a FTerCeira Idade já atendeu beneficiou dezenas de idosos desde o ano de 2010.
    O presidente do Sindicato dos Aposentados do Estado da Bahia (Sindapeb), Ornan Sarapião, enfatizou a importância da participação da FTC nas causas que dizem respeito aos idosos. “Esta é uma das poucas instituições privadas do município que se preocupa e desenvolve ações em benefício do público da terceira idade”, disse. A atuação da FTC nas questões sociais também foi enfatizada pelos demais representantes das outras instituições presentes na reunião.
    Participaram do encontro a presidente da Associação das Senhoras de Caridade (mantenedora do Abrigo São Francisco de Assis), Maria de Lourdes Andrade; a diretora do Abrigo São Francisco, Denise Maria da Hora; o presidente do Conselho Municipal do Idoso, Agnaldo Batista; a presidente da Fundação Baldoino Lopes Azevedo, Elba Maria Doréa; a coordenadora do Albergue Bezerra de Menezes, Tatiane Gomes, além dos diretores dos diretores do Sindapeb, Lucina Torres e José Alves Filho.

Da - Assessoria de Comunicação - FTC Itabuna
Por - Erivaldo Bomfim

Nenhum comentário:

Postar um comentário