quinta-feira, 26 de novembro de 2015

São Desidério: Secretária e Técnicas participam do I Encontro das Secretarias da Educação para o Desenvolvimento dos Conselhos Escolares


A secretária da Educação Alaídes França, acompanhada das técnicas Edna Rodrigues e Simone Carvalho, participaram do I Encontro das Secretarias de Educação para o Desenvolvimento dos Conselhos Escolares. O evento aconteceu no Instituto Anísio Teixeira-IAT, em Salvador-Bahia. 

No encontro foram abordados temas sobre, Conselhos Legais para a Gestão Democrática, Programa para Transformar: o envolvimento da família e o Conselho Escolar na Gestão Democrática, as Funções do Conselho Escolar e Contribuições para a Gestão Escolar Democrática na Escola, curso de formação para Conselheiros Escolares do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares-PNFEC, e Conselho para o Cotidiano da Escola.


A secretária da educação, Alaídes França, falou das orientações legais, socialização de experiências e ordenamento legal dos conselhos escolares. “Por se tratar de uma das instâncias colegiadas de gestão na escola pública, ainda há muitas dificuldades para o funcionamento adequado do Conselho Escolar. Por vezes, apresenta-se como mais um instrumento burocrático e legal, deixando de exercer muitas das atividades que lhe são pertinentes”, explicou.
“É um o órgão máximo de gestão na escola pública e é indispensável um estudo mais aprofundado a respeito de suas atribuições e a sua relevância para a tomada de decisões no que tange aos dados de Parâmetros e Indicadores de Qualidade na educação municipal de ensino” completou a técnica, Edna Rodrigues.
Para Simone Carvalho, “Foi importante a promoção do curso, uma oportunidade de socialização de experiência e construção de saberes, isso demonstra a preocupação com as formações de técnicos e atores do espaço escolar, que vislumbra a implantação e funcionamento dos conselhos nas
Por: Diego Souza
Foto: Secretaria M. da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário