sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Casa Lar Feminina de Ilhéus funciona em novo endereço


Novo local serve de abrigo para meninas que viviam em vulnerabilidade social e agora estudam e passam por qualificação profissional

A Casa Lar Feminina de Ilhéus, parte integrante da Rede de Acolhimento mantida pela Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), está em novo endereço. Localizada na Rua Rotary, nº 281, Cidade Nova, a instituição, que funciona há quatro anos, atende atualmente nove meninas. As jovens que moram no abrigo estão matriculadas na rede municipal de ensino e participam de cursos oferecidos por instituições parceiras.


O município mantém também a Casa Lar Masculina. Os dois abrigos contam com equipe multidisciplinar completa, formada por psicólogo, assistente social, monitores sociais, cuidadores, agente social, nutricionista e coordenação. O trabalho segue as determinações da Norma Operacional Básica e Recursos Humanos (NOB-RH) do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).

Masculina - A Casa Lar Masculina atende atualmente 10 adolescentes, capacidade máxima do estabelecimento. Nos dois casos, os jovens são encaminhados à residência através da Vara da Infância, sob diversas situações, como problemas familiares, vulnerabilidade social, entre outros, e podem ficar até completar a maior idade ou ser conduzidos a local seguro para moradia.

O serviço está em funcionamento desde novembro de 2013 e proporciona aos jovens abrigados acesso à educação, acompanhamento psicossocial, atividades esportivas e cursos profissionalizantes. Além disso, as duas casas oferecem seis refeições diárias para os adolescentes.

Em agosto, quatro adolescentes assistidos foram certificados no curso de Montagem de Microcomputador. O curso teve duração de três meses e foi realizado na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da zona norte, em parceria com o Centro Cultural Comunitário Costa do Cacau (C5).

Da Secretaria de Comunicação Social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário