quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Projeto do Dia Mundial da Visão garantirá 400 testes do Olhinho gratuitos


No Brasil, segundo a OMS, existem cerca de 30 mil crianças cegas em consequência de doenças oculares que poderiam ser evitadas ou tratadas precocemente. Uma das formas mais acessíveis de diagnóstico precoce, principalmente de doenças congênitas, é o chamado Teste do Olhinho, também conhecido como Teste do Reflexo Vermelho. O exame simples, rápido e indolor é capaz de identificar diversas enfermidades visuais e deve ser realizado em todos os recém-nascidos. A disseminação da importância deste exame e a realização de atendimento 400 crianças recém-nascidas estão entre as metas do projeto do Dia Mundial da Visão, ação agendada entre os dias 5 e 9 de outubro, em Itabuna. Todo projeto é uma realização da Fundação Regina Cunha (FURC).

Segundo a Coordenadora Administrativa da Fundação, Lucicleide Vieira, uma parceria foi estabelecida com as duas maternidades de Itabuna, sendo elas o Hospital Manoel Novaes e a Maternidade Ester Gomes. “Estabelecemos como meta 400 Testes do Olhinho e a intenção é captar as mães que derem a luz à seus filhos no mês de setembro, além dos bebês nascidos na Semana do Dia Mundial da Visão”, relatou a administradora.
Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica prevê cerca de 710 novos casos de cegueira por ano. Deste total, ao menos 60% das causas poderiam ser prevenidos ou tratáveis se fossem detectados precocemente com o Teste do Olhinho. “Apesar de extremamente importante e presente entre o rol de exames regulares da assistência pediátrica aos recém-nascidos assistidos pela saúde complementar, ou seja, os que têm plano de saúde, ainda não é um exame regular no Sistema Único de Saúde (SUS)”, declarou Dra. Luciana Pinto. A oportunidade de realizar o exame gratuito favorecerá muitas mães e garantirá a disseminação de uma consciência mais efetiva sobre a importância dos cuidados com a visão, desde os primeiros dias de vida.

Sobre o Dia Mundial da Visão
Comemorado sempre na segunda quinta-feira de Outubro, o Dia Mundial da Visão é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde e projeto Visão 2020 para divulgar da saúde ocular. Em Itabuna, a Fundação Regina Cunha (FURC) promoverá entre os dias 5 e 9 de uma semana inteira de atividades voltadas para a prevenção da Cegueira Evitável. Entre os destaques, ainda estão a realização de ações pedagógicas, de mobilização social e a realização de 100 cirurgias de catarata gratuitas com apoio do DayHORC e parceiros. Mais informações pelos telefones: (73) 3214-2002.

Nenhum comentário:

Postar um comentário