sexta-feira, 5 de junho de 2015

Dengue e vacina da gripe derrubam estoque do Banco de Sangue

Além dos feriados prolongados e férias juninas que habitualmente afugentam os doadores do Banco de Sangue, soma para a queda no número de doações neste mês de junho a recente campanha de vacinação contra o vírus Influenza. Aquelas pessoas que foram vacinadas contra o vírus da gripe, somente podem doar depois de 30 dias de vacinado. Também as pessoas que tiveram dengue, ou suspeita para a doença, só podem doar sangue após 60 dias do diagnóstico. Neste cenário, o Banco de Sangue de Itabuna volta a realizar campanha para aumentar número de doações de sangue.

A baixa no estoque neste período segue na contramão do aumento de demanda registrado, tendo em vista, principalmente, as cirurgias de emergência muitas vezes ocasionadas por acidentes e atentados violentos. A demanda é por todos os tipos de sangue, com destaque para os tipos “O Positivo” e “O Negativo”. O Banco de Sangue precisa contar com uma média de 54 bolsas de sangue coletadas por dia para que o estoque seja considerado seguro. No entanto, o serviço não tem coletado mais que 30 bolsas.
 Serviço
O Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna funciona anexo ao Hospital Calixto Midlej Filho, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, e aos sábados, das 7 às 12 horas. Durante o São João a Unidade somente não realizará coleta na quarta-feira (24). “Atendemos a todos os hospitais de Itabuna e temos uma grande responsabilidade em ajudar a salvar vidas, mas o doador é o agente principal desta corrente do bem”, declarou um dos responsáveis pelo Serviço de Captação de Doadores da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Rosildo Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário