terça-feira, 12 de maio de 2015

Coordenadores Pedagógicos recebem capacitação do Pacto Bahia/Municípios

A Secretaria de Educação realizou entre os dias 07 e 08 a Iª Formação para os Coordenadores Pedagógicos Municipais, uma ação do Pacto Bahia/Municípios que tem como objetivo capacitá-los, para que possam subsidiar as escolas e acompanharem os professores do 1º ao 5º, orientando-os no planejamento e ações pedagógicas, além de pro­mover a for­mação con­ti­nuada dos professores e co­or­de­na­dores pe­da­gó­gicos que atuam na Educação Pública.


Na formação, os coordenadores conheceram a proposta do programa Pacto Bahia/ Municípios e discutiram sobre a identidade do coordenador pedagógico, os direitos de aprendizagem das crianças do ensino fundamental I, conforme as orientações curriculares estaduais, além de conhecer o material didático que será aplicado na sala de aula.

O Pacto é um instrumento de política pública da educação que visa fortalecer e garantir a excelência no ensino público e o acesso às instituições públicas para crianças, jovens e adultos. Ele cons­titui-se de uma par­ceria do Mi­nis­tério da Edu­cação (MEC) com a Se­cre­taria da Edu­cação do Es­tado da Bahia e Municípios. É norteado por cinco preocupações básicas: a colaboração entre estado e municípios, o fortalecimento da educação básica, da educação profissional, e as parcerias com escolas, além da integração entre famílias e escolas.

Segundo a coordenadora multiplicadora do Pacto no município, Olívia Sampaio, as formações acontecerão a cada dois meses e visam fortalecer as ações dos coordenadores pedagógicos em prol da garantia da alfabetização dos alunos. "As formações continuadas são muito importantes para que os coordenadores possam se apropriar da metodologia do Pacto e orientar os professores da rede, com isso espera-se a melhoria do processo ensino aprendizagem nas escolas de São Desidério”, destacou.

Para a coordenadora pedagógica, Edite Araújo, estas formações continuadas serão de grande valia para a melhoria da educação pública municipal. "Durante a formação refletimos também sobre o papel do coordenador pedagógico na orientação continuada aos professores, que contribui de forma significativa para alavancar o processo do ensino-aprendizagem dos nossos alunos", disse.
Por: Adinete Batista-Fotos: Arquivo da Secretaria Municipal de Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário