quarta-feira, 11 de março de 2015

Mulheres aprovam serviços gratuitos de saúde e beleza oferecidos pela Prefeitura de Ilhéus

Mutirão realizou, só durante a manhã desta quarta, 11, cerca de 300 procedimentos
 Serviços de corte de cabelo, aferição de pressão arterial e nível de glicemia, além de cadastro em programas sociais e marcação de exames foram alguns dos serviços oferecidos pela Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus nesta quarta-feira, 11, em stands montados no calçadão Jorge Amado, centro. A atividade, de acordo com Gleiciane Birschner, diretora da Sesau, faz parte das ações em comemoração ao mês da mulher e integra o esforço do município em levar para perto da população os serviços de saúde da atenção básica.

Ainda de acordo com Gleiciane, as ações voltadas especialmente às mulheres foi um pedido do prefeito Jabes Ribeiro e passarão a integrar o calendário de atividades da secretaria. Segundo o titular da Sesau, Antonio Ocké, “o mutirão conta com equipe de multiprofissionais, integrada por enfermeiros, técnicos, médicos, psicólogo, educador físico, fisioterapeutas, assistente social, nutricionistas, palestrantes, entre outros, e oferece também serviços de avaliação nutricional, maquiagem, testes rápidos de HIV, distribuição de material educativo e preservativos”.
Para a dona de casa Maria das Graças, moradora do bairro Malhado, a iniciativa é muito importante porque dá oportunidade de o cidadão ter acesso aos serviços de saúde sem muita complicação. “Aqui, não tem muita burocracia e o resultado sai rapidinho. Marquei uma mamografia em 10 minutos”, contou a ilheense. Já Ana Claúdia, 43 anos, moradora da Barra, aproveitou a saída ao almoço para ouvir orientações sobre alimentação. “Comer bem faz bem não é, por isso me consultei com a nutricionista sobre o que é melhor consumir nessa época de calor”, disse a secretária.
Até o meio dia desta quarta, cerca de 300 procedimentos já tinham sido realizados, entre eles 28 exames preventivos ginecológicos, 108 aferições de pressão e glicemia e 57 testes rápidos para detecção de HIV. Serviços de odontologia, aconselhamento nutricional e marcação de outros exames também foram bastante procurados.
O secretário Antonio Ocké finaliza ao lembrar que as ações seguem durante todo o mês. “Nesta sexta-feira, 13, por exemplo, em frente ao posto de saúde, atenderemos toda a comunidade do Iguape, com os mesmos serviços oferecidos aqui hoje”.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus, 11.03.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário