Postagem em destaque

Centro Pop de Itabuna promove trabalho de assistência aos moradores de rua

O Centro de Referência Especializada para os Cidadãos de Situação de Rua – Centro Pop atende mais de 70 pessoas que vivem nas ruas de ...

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Salva-Vidas de Ilhéus distribui cartilha sobre segurança nas praias

No impresso também são enumerados locais onde é preciso ter mais cuidado, a exemplo da praia do Norte (em frente às cabanas), São Miguel, Marciano e do Sul (imediações do aeroporto, Milionários, Cururupe e Olivença).
 Uma cartilha educativa com orientações sobre cuidados que o banhista deve ter nas praias de Ilhéus está sendo distribuída pelo Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura, desde o fim de dezembro. De acordo com o gerente do setor, Alexandre Mendonça, é importante orientar aos banhistas durante a temporada de verão, principalmente sobre os perigos associados ao banho de mar. “Enumeramos alguns locais que requer mais cuidado, como a praia do Norte (em frente às cabanas), São Miguel, Marciano e do Sul (imediações do aeroporto, Milionários, Cururupe e Olivença).”

Mendonça considera a cartilha fundamental não apenas para o turista que pouco conhece o ambiente litorâneo do município, mas também para os experientes frequentadores do litoral de Ilhéus, que também necessitam de orientações para a própria segurança. “Sempre é preciso procurar informações sobre a praia escolhida, através de cabaneiros, garçons ou banhistas nativos, para certificar do perigo que o local oferece”, informa.
Conforme o gerente do setor, o banhista deve buscar informações se a praia escolhida tem buracos, caneletas ou repuxos. “Em caso de afogamento, se a vítima perdeu os sentidos, o acompanhante terá que prestar os primeiros socorros. Deite a pessoa de barriga para baixo e tente erguê-la, suspendendo-a pela barriga várias vezes. Se o afogado bebeu água, certamente com esse procedimento irá fazer com que ela faça vômitos. Nestes casos, calma e tranquilidade são importantes”.
Outras orientações contidas na cartilha: “Caso a vítima esteja desacordada, é importante colocá-la de barriga para cima, posicionando sua cabeça para baixo. Em seguida, tapar o nariz, fazendo respiração boca a boca, depois impulsioná-la com a palma da mão, fazendo com esses movimentos uma massagem cardíaca. Após os procedimentos, ligar para o Samu-192, para encaminhar a vítima à unidade hospitalar”.
Cuidado com crianças – Alexandre Mendonça chama ainda atenção para os momentos de lazer com as crianças na praia: “Nunca, os pais ou acompanhantes devem se descuidar das crianças, pois elas não têm noção de perigo. Sempre é preciso procurar praias que tenham Salva-Vidas, evitar ingerir bebidas alcoólicas em excesso e tomar banhos após a rebentação. Outra questão: evite dormir exposto ao sol”.
Da Comunicação Social (Secom)-Ilhéus, 08/01/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário