Postagem em destaque

Prefeitura de Ilhéus realiza ação de combate ao abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou, nesta quarta-feira, 22, ação educat...

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Lavagem das Escadarias da Catedral acontece neste sábado, dia 17, em Ilhéus


Além de realizar a tradicional festa da Lavagem das
Escadarias, o Sindicato dos Estivadores realiza shows diários em frente à sua
sede, até o dia 20


A tradicional festa da Lavagem das Escadarias da Catedral de São Sebastião, localizada na Praça Dom Eduardo, em Ilhéus, está programada para as 10 horas do próximo sábado, 17, com concentração marcada na Avenida 2 de Julho, em frente ao Sindicato dos Estivadores. O evento é uma realização do Sindicado, com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e de Marcos Swing Produções. A festa será diária em frente ao sindicato até a noite do dia 20, com atrações culturais, diariamente.

De acordo com a comissão organizadora, o cortejo formado por baianas representando diversos terreiros de candomblé, blocos afro e grupos de capoeira de Ilhéus, será acompanhado por populares que vão percorrer as principais ruas do centro da cidade. A caravana sairá da frente da sede do Sindicato dos Estivadores, em seguida adentrará na Avenida Soares Lopes, seguindo em direção à Catedral de São Sebastião, onde as baianas realizarão a lavagem das escadarias, encerrando-se o evento com o grupo de pagode Samba de Treita, a partir das 15 horas.

ORIGEM – A festa em homenagem ao santo padroeiro de Ilhéus é realizada desde os meados da primeira década do século XX, promovida pelo Sindicato dos Estivadores do Porto local. Entretanto, diferente de hoje em dia, o evento tinha o compromisso com a fé e devoção, tendo em sua programação a Missa Solene, alvorada e procissão, encerrando-se com a distribuição de pratos de bacalhau em praça pública. Com o passar do tempo, começou passou a contar com manifestações profanas.
Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 14.01.15

Nenhum comentário:

Postar um comentário