quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Equipes de Saúde de Cairu é destaque em avaliação nacional

As equipes dos programas Saúde da Família (PSF), Saúde Bucal e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de Cairu, no Baixo Sul da Bahia obtiveram resultados expressivos na avaliação anual do Programa de Melhoria Básica (PMAQ). 


A análise foi feita em três etapas e 24 indicadores de desempenho. O trabalho contou com avaliadores externos que visitaram cada uma das unidades de saúde do município. Com mais de 200 profissionais, os 5 PSF´s, o NASF e as unidades de Saúde Bucal de Cairu foram aprovadas com a classificação "Acima da Média". 
O destaque da avaliação, que mede a qualidade da saúde pública, foi para o grupo de profissionais que trabalham na Unidade de Saúde da Gamboa, na ilha de Tinharé. O grupo obteve avaliação máxima, e foi classificado como “Muito Acima da Média”.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Cíntia Rosemberg, esse resultado foi possível graças ao compromisso da gestão com a saúde, bem do empenho dos profissionais.  “Temos uma excelente equipe, desde auxiliares de serviços gerais até os superintendentes, o trabalho de todos contribuiu para esse resultado expressivo”, ressaltou.
O resultado positivo na avaliação da qualidade no atendimento vai elevar o repasse dos recursos federais para Cairu. Os valores poderão chegar R$11 mil a mais de investimento, por mês. "É uma retribuição importante pela aprovação. Este valor voltará todo para a população em forma de outros serviços", afirmou Cíntia. 
A Prefeitura de Cairu inaugura, ainda este ano, uma nova unidade de Saúde. Desta vez, na sede do município. Estas unidades voltadas à atenção básica, contarão com equipes de Saúde da Família, composta por médicos e técnicos de enfermagem. Serão oferecidos os serviços de acompanhamento para diabéticos, hipertensos, gestantes, e encaminhamento de especialidades, além de entrega de medicamentos.     

Da LK COMUNICAÇÃO
 
Por Karlo Dias - Diretor de Jornalismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário