Postagem em destaque

Prefeitura de Ilhéus realiza ação de combate ao abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou, nesta quarta-feira, 22, ação educat...

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Vacinação contra sarampo e poliomielite avança na zona rural de Ilhéus

A campanha teve início na segunda-feira, dia 10, no interior do município e ocorre até o próximo dia 28, visitando todos os distritos, vilas e povoados.
Depois de ter realizado a primeira etapa da Campanha Nacional Contra Sarampo e Poliomielite, no último dia 8, na zona urbana de Ilhéus, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) deu início ao processo de vacinação nas localidades interioranas, pelas comunidades de Aritaguá e São João, na segunda-feira, dia 10. Durante esta terça-feira, dia 11, está com dois veículos percorrendo Sambaituba, Urucutuca e Campinhos. Conforme a programação, nesta quarta-feira, dia 12, a vacinação estará disponível em Castelo Novo e Carobeira.

A Supervisora de Imunização, Walkíria Cardeal, informa que também está sendo aplicada a vacina contra o HPV para as meninas entre 11 e 13 anos de idade. Walkíria Cardeal explica que por conta da extensão da zona rural do município, a vacinação prossegue regularmente até o próximo dia 28; e na zona urbana, a segunda etapa da campanha acontece no próximo dia 22 nos postos de saúde instalados nos mais diversos bairros da cidade. Conforme alerta a supervisora de Imunização, os pais não devem esquecer de apresentar a caderneta de saúde da criança, uma vez que, através das anotações, faz-se a avaliação das vacinas que podem ser aplicadas.
Walkíria Cardeal esclarece que as crianças de seis meses a 4 anos 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra a poliomielite, ou paralisia infantil, e as que possuem de 1 a 4 anos 11 meses e 29 dias devem ser vacinadas contra o sarampo. A supervisora salienta que os pais não devem deixar de levar seus filhos para tomarem a dose, pois a poliomielite deixa sequelas perenes e o sarampo causa vários dissabores às crianças. “E para que todas tenham a oportunidade de ficar livres destas doenças, mesmo com a realização da campanha, as vacinas se encontram disponíveis em qualquer posto de saúde municipal, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
Vacinação na zona urbana – Na zona urbana, as unidades de saúde que estão atendendo disponibilizando a vacina do sarampo e poliomielite, são as seguintes: no Centro, CAE III (SESP), Almiro Vinhaes (Avenida Princesa Isabel), Posto Saúde da Família (PSF) do Bairro da Conquista, e PSF do Bairro do Basílio; na zona Norte, Centro Saúde do Iguape, Centro Social Urbano (na Barra), e Posto Sarah Kubistchek, no Bairro do Malhado; na zona Sul, Centro de Saúde Herval Soledad (Pontal), PSF do Nelson Costa, Centro de Saúde do Hernani Sá, PSF Ilhéus II, e PSF Nossa Senhora da Vitória; zona Oeste, Centro de Saúde Euler Ázaro, no Teotônio Vilela, PSF Vilela III (Praça), PSF do Salobrinho e Centro de Saúde do Banco da Vitória.
 Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 11.11.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário