Postagem em destaque

PREFEITO ANTONIO DE ANÍSIO SOLICITA REFORÇO POLICIAL PARA ITACARÉ

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, se reuniu nesta quinta-feira com o delegado regional da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia...

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Sessão discute o Diabetes em Itabuna

Na tarde da última quinta-feira (13), uma Sessão Especial realizada pela Câmara Municipal discutiu a situação dos pacientes diabéticos em Itabuna. Parte da campanha Novembro Azul, a sessão comemorou os 10 anos do Mutirão do Diabético, além de abordar também a prevenção ao Câncer de Próstata.
Aberta com uma apresentação do oftalmologista Dr. Rafael Andrade, sobre os trabalhos desenvolvidos durante as dez edições do Mutirão do Diabético, a reunião ainda contou com a participação da endocrinologista Drª. Marluce Leão (da Associação dos Diabéticos de Itabuna – ASDITA).
De acordo com o Dr. Rafael, o mutirão do diabético se tornou hoje referência nacional. “Começamos em 2004, e neste ano pretendemos realizar mais de 2000 atendimentos com uma novidade, o exame do toque, em uma campanha de prevenção ao câncer de próstata”, explicou o coordenador do Mutirão do Diabético.
A sessão que faz parte do calendário oficial da Câmara recebeu entre os seus convidados o Pres. do Conselho Municipal de Saúde, Josivaldo Gonçalves; a Diretora do MAC da Sec. de Saúde, Aline dos Anjos; a Secretária de Governo, Cleide Oliveira; e os representantes do Grupo Solidário de Apoio ao Diabético e do GAAC, respectivamente, Luís Antônio e Antônio Costa.
            Entre os assuntos amplamente discutidos durante a sessão, estava a falta de material na Secretaria Municipal de Saúde para a realização dos testes de glicemia aos 675 pacientes crônicos de diabetes cadastrados. O que segundo a Diretora do Departamento de Média e Alta Complexidade, se deu por conta de um problema logístico. “A burocracia aduaneira portuária foi a grande responsável pela demora na entrega das fitas de glicemia, que são importadas pela empresa licitada”, explicou Aline dos Anjos.
Para os autores da sessão, vereadores César Brandão (PPS) e Francisco Edes (PRB), a reunião foi bastante positiva e serviu para esclarecer dúvidas e também mobilizar o Poder Executivo para as ações preventivas de combate ao diabetes. “É interessante chamarmos a atenção e alertar a sociedade sobre o crescimento do diabetes no Brasil, mas também da redução através de eventos como o Mutirão e a Campanha Novembro Azul”, finalizou César Brandão, ao propor ainda a inclusão da campanha no calendário oficial do Município.
Da assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário