Postagem em destaque

Settran realiza vistoria no Transporte Escolar de Itabuna

  A Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna (Settran) realizará nos dias 2 e 3 de Março a vistoria anual do transporte escolar....

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Mobilização do Novembro Azul ocorre nesta quinta-feira em Ilhéus

Baixe Novembro Azul - Imagem Internet.png (127,8 KB)
A Secretaria de Saúde convida os ilheenses, a partir dos 40 anos de idade, para participar do evento Novembro Azul e realizar gratuitamente os preventivos de câncer de próstata e diabetes.
 A partir das 8 horas da próxima quinta-feira, dia 11, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) inicia a campanha Novembro Azul em Ilhéus. O evento, dedicado à saúde do homem, principalmente no que se refere à prevenção do  câncer de próstata e diabetes, ocorre até as 17 horas, na Avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião. Em stands, serão disponibilizados serviços gratuitos, como teste de glicemia e teste rápido do HIV, consulta com urologista, triagem do pé diabético, avaliação nutricional, verificação de pressão, exame para detecção de glaucoma, além da promoção de palestras.

Conforme informa a diretora do departamento de Atenção Básica, Bárbara Christian, devem participar do evento homens com 40 anos de idade ou mais,  uma vez que é nesta faixa etária que são mais detectados os casos de câncer de próstata. “Neste caso, o certo é realizar o exame preventivo, pois ele é fatal quando não é identificado no início”. A diretora lembra também que, somente no ano passado, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) identificou mais de 60 mil casos em todo o país, sendo, por isso, primordial que os homens que se encontram nesta faixa etária se submetam aos exames para garantir a saúde e a vida.
 Ainda, de acordo com a diretora do departamento de Atenção Básica, a maioria dos pacientes não tem acesso a informações sobre diabetes e câncer de próstata devido a fatores como custo, distância e falta de serviços apropriados. Alguns, nem sabem dos serviços existentes ou não estão convencidos dos benefícios que a educação em diabetes e câncer pode trazer. “Por isso, é que estamos convocando este público alvo, já que o diagnóstico precoce é fundamental para se conseguir reverter o quadro”, ressaltou.
Da Comunicação Social - Secom-Ilhéus – 10.11.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário