segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Valorização da cultura marca o desfile de 7 de Setembro em Ilhéus

O ato reuniu 37 instituições que demonstraram o civismo e afirmação da democracia através da exaltação a manifestações como culinária, música, religião e dança. As escolas levaram faixas e cartazes com frases e imagens sugerindo reflexões sobre a importância da educação para o desenvolvimento social.
 A valorização da cultura local e nacional foi destaque no desfile cívico-militar comemorativo pela Independência do Brasil, no domingo, 7 de Setembro, na Avenida Soares Lopes, um dos principais cartões postais de Ilhéus. O desfile começou, às 9 horas, e terminou por volta das 11 horas, com o tema “Brasil“, povo brasileiro construindo uma nação”, com a participação de 37 instituições, seguindo o cronograma estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (Seduc), responsável pela organização.

A revista às tropas foi conduzida pelas autoridades militares. Em seguida, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, participou da solenidade de hasteamento às bandeiras, em frente ao palanque oficial, ao lado comandante da 18ª Circunscrição do Serviço Militar (CSM), tenente coronel Roosevelt, e Don comandante do II Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente coronel Marcelo Luiz Brandão Teixeira. O primeiro grupamento a passar pela avenida foi o de militares. Na sequencia se apresentaram as entidades e clubes de serviços, escolas particulares, estaduais, municipais do campo e, por fim o das escolas municipais da sede.
No palanque oficial, o desfile de 7 de setemebro contou com a participação do prefeito Jabes Ribeiro, acompanhado da primeira dama, Adryana Ribeiro, do presidente da Câmara de Vereadores, Josevaldo Machado,  da titular da Secretaria de Educação, Marlúcia Mendes Rocha, os demais gestores municipais, os vereadores Luiz Carlos Escuta, Tarcísio Paixão, Rafael Benevides, Roque do Sesp, Nerival e Ivo Evangelista, e autoridades militares.
Milhares de ilheenses compareceram à Avenida Soares Lopes para celebrar a Independência do Brasil. O ato reuniu 37 instituições que demonstraram o civismo e afirmação da democracia através de manifestações sobre a culinária, música, religião e dança. As escolas levaram faixas e cartazes com frases e imagens sugerindo reflexões sobre a importância da educação para o desenvolvimento social.
O primeiro grupamento a passar pela avenida foi o de militares. Na sequencia se apresentaram as entidades e clubes de serviços, escolas particulares, estaduais, municipais do campo e, por fim o das escolas municipais da sede.
Integração - O prefeito Jabes Ribeiro destacou a grande participação popular no desfile cívico e a integração dos estudantes das zonas urbana e rural, através das representações das escolas municipais do interior, além das demais instituições de ensino, gestores públicos, legisladores e militares. que ratificam o sentido de liberdade, expresso no grito de Independência ou Morte, proferido pelo Imperador Dom Pedro I, às margens do Ipiranga.
 – É um momento de total interação e integração entre todos os setores que compõe o município e a vida pública, e que representa nossas conquistas sociais, políticas e administrativas. E Ilhéus está no momento exato de reorganização, agregando novos valores à economia, cultura, educação, comércio e na própria estrutura urbana, com a ampliação do setor imobiliário, afirmou o prefeito.   
Do mesmo modo, a secretária de educação, Marlúcia Mendes, considera que o Sete de Setembro foi um momento de reafirmação dos avanços na educação. – Em nome da Secretaria Municipal de Educação de Ilhéus, agradeço a todos pelo desempenho   no desfile em comemoração à Independência do Brasil. Acredito que a cada desfile fortaleceremos a nossa parceria e venceremos novos desafios – atestou.
 Da Comunicação Social – Secom-Ilhéus – 08.09.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário