sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Estudantes atendidos pelo Saúde em Movimento na Escola recebem óculos



Os alunos da Rede Municipal da Educação atendidos pelo Programa Saúde em Movimento nas Escolas que fizeram os exames oftalmológicos receberão nesta segunda-feira (18) os óculos receitados. A entrega será feita no auditório da Secretária Municipal da Educação, a partir das 8h30min, com a presença dos pais ou responsáveis.
Segundo a secretária Municipal da Saúde, Roberta Barros, dos 347 estudantes que passaram pelos exames oftalmológicos, a 161 foram receitados o uso de óculos pelos médicos da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Para a realização dos exames foram selecionados por professores e agentes de saúde os alunos que apresentarem algum tipo de deficiência visual.

O programa, segundo o prefeito Almir Melo, é mantido pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), que atua em todos os municípios baianos em parceria com as secretarias municipais da saúde. “A vinda do Saúde em Movimento da Escola para Canavieiras foi um pleito nosso e prontamente atendido pelo governador Jaques Wagner”, informa o prefeito.
Em Canavieiras, o programa realizou os exames no dia 17 de maio próximo passado. Parte da infraestrutura do Programa foi instalada na praça Maçônica (exames médicos), onde os alunos eram recebidos, encaminhados para os primeiros procedimentos até passar pelo exame médico oftalmológico. Quando o diagnóstico recomendava o uso de óculos, o aluno era encaminhado para o laboratório ótico do programa, implantado na unidade de Saúde Dr. Talma Cajueiro.
Explica a secretária Roberta Barros, que tanto os exames como a confecção dos óculos são gratuitos, custeados pela Secretaria Estadual da Saúde e tem o objetivo de levar serviços de saúde para os moradores das cidades do interior baiano. “Essa parceria do Governo da Reconstrução com o Governo do Estado representa um benefício direto à população, especialmente os alunos das escolas municipais”, ressalta a secretária da Saúde.
O Saúde em Movimento tem como objetivo levar ações de saúde às diversas regiões do interior do Estado, necessitadas desse tipo de atendimento. A ação tem como diferencial o deslocamento de equipamentos e profissionais para atender nas diversas regiões do estado onde existem vazios assistenciais ou onde a oferta do serviço é menor que a demanda. Em Canavieiras foram atendidos alunos da Rede Municipal da Educação na faixa etária de 7 a 14 anos, das escolas da sede, distrito e povoados.

15-08-2014 (WR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário