Postagem em destaque

Amurc cria fórum de planejamento e finanças dos municípios

Em meio a queda constante na arrecadação dos municípios e o aumento crescente nas despesas, principalmente nas áreas da saúde e educaç...

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Pacientes triados durante GlaucomaDay já estão com retorno agendado

Moradora do bairro Ferradas, Maria do Carmo Santos Souza foi uma das pessoas assistidas durante o GlaucomaDay – Mutirão de Prevenção e Detecção Precoce do Glaucoma em Itabuna. Aos 51 anos, a mulher tem histórico de glaucoma na família, já que seu pai perdeu totalmente a visão acometido pela doença. “Naquela época não tinha estes recursos que temos hoje e para a gente era muito difícil. Dou graças a Deus por um Mutirão como este, pois ajuda muito”, declarou. Durante o evento, D. Maria do Carmo passou por exames, avaliação médica e já tem novo atendimento agendado. “Como estou com uma pequena alteração no nervo do olho, o médico pediu para eu fazer o check-up do Glaucoma e acompanhamento”. A paciente retorna para ser atendida no DayHORC no próximo dia 7.

Assim também aconteceu com outras centenas de pessoas, pré-diagnosticadas com suspeita para o Glaucoma que já saíram do mutirão com data marcada para a próxima consulta. Neste segundo momento, os pacientes triados serão submetidos a uma série de exames mais detalhados, com condições de confirmação do diagnóstico, avaliação do tipo de Glaucoma e do tratamento mais indicado para cada caso. A partir daí, pacientes poderão ser inclusos no Programa do Ministério da Saúde que garante a dispensação gratuita de colírios para combate ao Glaucoma.  
Realizado no último sábado (19), a segunda edição do GlaucomaDay foi considerada um sucesso, tendo alcançado o objetivo de mobilização e público. A campanha teve início ainda nos primeiros dias de julho, com a intensificação da divulgação sobre a importância de detectar precocemente o Glaucoma. Com realização do DayHORC – Hospital de Olhos Ruy Cunha, o GlaucomaDay contou com o apoio da Prefeitura de Itabuna, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e das Óticas Carol. 

Por - Jack Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário