Postagem em destaque

Prefeitura de Ilhéus realiza ação de combate ao abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou, nesta quarta-feira, 22, ação educat...

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Novos equipamentos aumentam segurança de salva-vidas e banhistas de Ilhéus

 
 Numa segunda etapa, o governo municipal deseja adquirir outros equipamentos importantes para a segurança de ilheenses e turistas, como postos elevados, sombreiros e placas de sinalização fixa.
 Em solenidade realizada nas dependências do Estádio Mário Pessoa, o Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus recebeu na manhã desta quinta-feira, dia 10, os novos kits de equipamentos de proteção individual (EPI). O ato foi prestigiado pelos secretários municipais de Administração, Ricardo Machado, e de Relações Institucionais, Jaílson Nascimento, o chefe do Corpo de Salva-Vidas, Alexandre Mendonça, o presidente do Sindicato dos Servidores e Funcionários Públicos de Ilhéus (Sinsepi), Luiz Claudio Machado, e o presidente da Associação de Salva-Vidas de Ilhéus e Sul da Bahia (Asvisuba), José Joaques Santos Silva.

Entre outros, os kits incluem flutuadores (boias), nadadeiras (pé-de-pato), apitos, bandeiras de sinalização e aparelhos para respiração. Para José Bonifácio Costa Neto, que integra o Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus desde 2011, a chegada dos equipamentos de proteção individual será de grande importância para que os servidores possam desempenhar seus trabalhos de forma mais segura, eficiente e organizada. Já Domingos dos Santos Madureira, que trabalha como salva-vidas em Ilhéus há 12 anos, destaca que os equipamentos recebidos são de última geração e, por isso, serão fundamentais para aumentar a segurança de servidores e banhistas.
“Mesmo com todas as dificuldades econômicas que ainda marcam o nosso dia a dia, o governo segue trabalhando para organizar cada vez mais o município. A entrega desses equipamentos de proteção individual é parte desse esforço e, de forma mais específica, do desejo de melhorar as condições de trabalho do Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus. Com isso, garantimos a segurança dos nossos servidores, da população e dos turistas que nos visitam todos os anos”, comentou, na oportunidade, o secretário de Administração, Ricardo Machado.
O chefe do Corpo de Salva-Vidas, Alexandre Mendonça, afirmou mais uma vez que os novos materiais vão melhorar o atendimento à população e aos visitantes, especialmente nos feriados e finais de semana quando Ilhéus recebe pessoas dos municípios circunvizinhos e de outros Estados da Federação. “Nos próximos dias, com a Semana Santa, o feriado de Tiradentes e a realização do Aleluia Ilhéus, com certeza, nossas praias estarão lotadas. Sem dúvida alguma, os novos equipamentos servirão para potencializar o nosso trabalho de sinalização, fiscalização e salvamento”, afirma Mendonça.
Após elogiar o empenho do governo municipal para melhorar as condições de trabalho dos servidores, o presidente da Associação de Salva-Vidas de Ilhéus e Sul da Bahia (Asvisuba), José Joaques Santos Silva, reiterou que, com o fardamento adequado e a entrega dos novos equipamentos, os agentes de salvamento de Ilhéus passam a ter suas reivindicações operacionais atendidas. “Agora, com mais segurança, estamos totalmente aptos a desenvolver o nosso trabalho. Além disso, não podemos deixar de mencionar que a Secretaria de Administração regularizou o pagamento dos nossos salários, das horas extras e das demais garantias trabalhistas”, atesta o presidente da associação.
Fardamento - Alexandre Mendonça salienta que os salva-vidas que ainda não receberam seus uniformes, deverão estar de posse dos mesmos até o final deste mês. “A roupa apropriada chegou no início do ano, mas algumas peças não estavam de acordo com as medidas dos agentes. Por isso, a Prefeitura teve que devolver o material à empresa fornecedora para que fossem efetuados os reajustes”, explica Mendonça, acrescentando que o fardamento abrange camiseta, camisa manga longa, calça, bermuda, casaco e boné.  
O chefe do Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus chama atenção para o fato de que as melhorias terão continuidade no segundo semestre deste ano. “A ideia é promover, numa segunda etapa, a chegada de novos equipamentos, como, por exemplo, os postos elevados, os sombreiros e as placas de sinalização fixa”.
Salva-Vidas – Atualmente, 83 servidores integram o Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus, agrupamento que cobre uma área que vai de Mamoan até Águas de Olivença, num total aproximado de 65 quilômetros. Com o fim do verão, a equipe voltou a atuar de quinta a domingo, sempre das 10 às 16 horas.
 Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 10.04.2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário