sexta-feira, 21 de março de 2014

Secretaria de Saúde realiza novo levantamento de índice da dengue

Os agentes comunitários de endemias estão percorrendo o município para diagnosticar do índice (LI) de infestação predial do mosquito da dengue em Ilhéus. O resultado sai na próxima semana.   


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Ilhéus está realizando, esta semana, o novo Levantamento do Índice (LI) de infestação predial do mosquito da dengue (aedes aegypi) na cidade. Segundo informação da coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria, Patrícia Dickie de Almeida, o LI se diferencia do LIRA - Levantamento de Índice Rápido - por ser mais  demorado e detalhado, já que a pesquisa de campo se estende oito dias.
A realização do levantamento é estabelecida pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (Divep) do Estado, sendo que o LIRA acontece durante três dias, enquanto o LI consome oito dias de trabalho. Neste último caso, o levantamento é realizado pelos agentes comunitários de endemias locais, que visitam uma a cada dez residências em todo o município, enquanto o LIRA só é feito baseado em sorteio dos bairros a serem contemplados.
Essa semana, os agentes de endemias estão visitando as residências. Na cidade, o LI fará a pesquisa de 10 em 10 casas, durante oito dias, sendo que na zona rural todas as residências serão visitadas, segundo informação da coordenadora de Vigilância Epidemiológica. O resultado do levantamento deve ser totalizado na próxima semana.
Pronto Atendimento – Começou a funcionar na última segunda-feira, dia 17, o Pronto Atendimento (PA) para manejo clínico da dengue em Ilhéus. Localizada na Rua Major Homem Del’Rey, 95, bairro Cidade Nova, ao fundo Hospital São Jorge, a unidade está aberta de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, com equipes de plantão formadas por médico, enfermeira, três técnicas de enfermagem, além de outros colaboradores.
Todas as pessoas que apresentem sintomas de dengue devem procurar o PA. Somente em caso de internação, os pacientes graves serão encaminhados ao Hospital Regional Luiz Viana Filho, instituição de referência para internamentos de dengue no município de Ilhéus. Nesses casos, estarão à disposição desses pacientes, dois médicos e uma enfermeira que serão acionados a cada internação, devendo acompanhá-los até a alta.

Secretaria de Comunicação (Secom)

Ilhéus – 21.03.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário