sexta-feira, 28 de março de 2014

Curso de Espeleoturismo é realizado em São Desidério

São Desidério foi escolhido para sediar o curso de capacitação em espeleoturismo, que teve inicio nessa segunda-feira, 24, no Centro Cultural Celso Barbosa. O primeiro módulo compreende de 24 a 28 de março. A realização do curso conta com a iniciativa do Instituto Ambiental Brasil Sustentável-IABS, Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas-CECAV do ICMBios, com apoio da Prefeitura de São Desidério por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Turismo, conta também com o apoio financeiro do Fundo Brasileiro de Conservação-Funbio.


Na abertura do evento, estiveram presentes o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Demothenes Junior, a coordenadora do curso, Patrícia Reis, Gestor da APA de São Desidério, Leib Carteado, e o professor e doutor em espeleologia da Universidade Federal de São Carlos- SP, Heros Augusto Santos Lobo.  O curso conta também com a participação de representantes dos estados de Mato Grosso do Sul, Tocantins e Minas Gerais, além da cidades que compõem o médio São Francisco, o diretor do Departamento de Turismo, Silvio Reis e a vereadora Maria das Graças Gobbi. 

O Curso de Capacitação em Espeleoturismo tem por objetivo capacitar condutores de espeleoturismo do Alto, Médio e Baixo São Francisco com temas relacionados ao meio ambiente, cultura, espeleologia, condução turística, segurança, primeiros socorros e gestão do turismo sustentável para aprimoramento da experiência turística em caverna. “É uma honra está na cidade de São Desidério pela a segunda vez. Fico muito feliz pela quantidade de inscritos no curso, tenho a certeza que iremos foca conceitos mais gerais sobre a espeleologia, e também uma troca de experiências entre os participantes”, explanou o professor Heros Lobo.

A realização do curso de capacitação em Espeleoturismo é uma ação apontada como necessária pelo Plano de Ação Nacional (PAN) Cavernas do São Francisco, em virtude do elevado número de cavernas abertas à visitação e a baixa qualidade na experiência turística verificada nestas cavidades. “O plano do curso é orientado para guias e condutores, profissionais da área de Espeleoturismo, especialmente para guias e condutores que atuam na região do Médio São Francisco, terá um total de 30 vagas e as aulas serão divididas em teóricas e práticas”, frisou a coordenadora do curso, Patrícia Reis.

Para o participante Thiago Neves que veio de Monte Claros-MG, o curso chegou em boa hora. “Está valendo a pena cada quilometro que percorri até chegar a São Desidério. Nesses dias já aprendi muito. Estou satisfeito e as aulas são excelentes”. O participante Santiago Carvalho  que veio de Tocantins, complementou. “Vai ser uma troca de conhecimento. Tenho certeza que o aprendizado vai ser uma forma de multiplicar para a minha cidade. Estou muito feliz” frisou.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Turismo, Demosthenes Junior, o curso de espeleoturismo é um meio de capacitar os guias e condutores para desenvolver melhor o trabalho do turismo de caverna. "O turismo de Cavernas vem crescendo frequentemente principalmente na Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, aí vem a necessidades de ter mão de obra qualificada para prestação destes serviços".O secretário também ressalta   a satisfação do poder publico municipal em ter o município de São Desidério como sediador deste curso. "Ficamos muito honrados de sermos escolhidos para sediar este curso, este é um reconhecimento do trabalho desenvolvido pela nossa Prefeitura."

Este primeiro módulo encerra dia 28, sexta-feira, com uma visita a gruta da Palmeira em seguida ao Parque da Lagoa Azul, onde todos os participantes do curso poderão apreciar as belezas que o lugar proporciona . A saída será da praça Abelardo Alencar as 08hs.
pOR: Diego Souza-Fotos: Rodney Martins 

Nenhum comentário:

Postar um comentário