Postagem em destaque

Centro Pop de Itabuna promove trabalho de assistência aos moradores de rua

O Centro de Referência Especializada para os Cidadãos de Situação de Rua – Centro Pop atende mais de 70 pessoas que vivem nas ruas de ...

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Movimento inicia articulação para revitalizar o Clube Social do Pontal

Além das iniciativas dos moradores, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus e outras instituições, voltadas para transformar o Pontal em um Bairro Criativo, incluindo a reforma da Praça São João Batista, a região da zona sul será beneficiada por recursos da ordem de R$ 43.565 milhões, provenientes PAC 2, para obra de saneamento básico.
 O Movimento Pontalense de Cidadania, organização comunitária do bairro do Pontal, deu início a uma articulação social e política com o objetivo de promover a revitalização de um dos mais importantes e tradicionais espaços locais: o Clube Social do Pontal (CSP).  Localizado na Rua Coronel Pessoa, o Clube foi fundado na década de 40 e, ao longo das décadas seguintes, acabou se transformando em um verdadeiro templo do carnaval popular e de inúmeros outros eventos festivos. Todavia, a partir da década de 1990, o espaço entrou em declínio, encontrando-se, nos dias de hoje, inteiramente abandonado.

Henrique Abobreira, líder do Movimento Pontalense de Cidadania e ex-vice-prefeito de Ilhéus, afirma que a proposta inicial é resgatar e requalificar o antigo clube para que, a partir daí, ele passe a funcionar como um diversificado centro cultural. “A ideia é criarmos um espaço integrado de artes e negócios que esteja a serviço da memória visual da localidade e do próprio conceito do Pontal como um Bairro Criativo”, explica.
Segundo Abobreira, as instalações do novo CSP também passariam a representar uma atração turística, além de abrigarem reuniões comunitárias, exposições e pequenas apresentações artísticas. O projeto é de iniciativa dos moradores e conta com o apoio da Prefeitura Municipal e de outras instituições, a exemplo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
No final da solenidade de assinatura da ordem de serviço para o início da obra de dragagem do Porto de Ilhéus, que aconteceu na última segunda-feira, dia 13, no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, Henrique Abobreira entregou ao prefeito Jabes Ribeiro um dossiê com os documentos que relatam as ações executadas em torno do assunto até o momento. Durante o seu pronunciamento, o chefe do Executivo ilheense se reportou ao tema, sinalizando que está atento ao projeto que defende a revitalização do Clube Social do Pontal. Na oportunidade, ele afirmou que participará ativamente “deste debate com a comunidade pontalense e com os segmentos organizados acerca da futura destinação daquele importante espaço”.
Abobreira informa, ainda, que após o fim do recesso legislativo da Câmara de Ilhéus, os vereadores que residem na zona sul da cidade vão requerer a realização de uma Sessão Especial para debater o resgate do Clube Social do Pontal. “Nesta sessão, que deverá acontecer em fevereiro, queremos aprofundar as discussões não apenas sobre a necessidade de revitalizar o CSP, mas, acima de tudo, sobre os primeiros esboços de um projeto verdadeiramente viável para o espaço”, diz.
Saneamento – Localizado na Zona Sul de Ilhéus, o Pontal – e demais bairros da região - será beneficiado por recursos da ordem de R$ 43.565 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A verba federal será utilizada na obra de esgotamento sanitário, uma das mais antigas reivindicações daquela comunidade. Além disso, a localidade vem sendo favorecida pelo Projeto Pontal Criativo, formatação conceitual que prevê, entre diversas outras ações, a realização periódica da Feira Integrada de Artes e Negócios e a reforma completa da Praça São João Batista, uma das mais importantes e tradicionais da cidade.
Outros benefícios pontuais também podem ser observados pela população no bairro do Pontal, como a regularização da coleta de lixo domiciliar, a melhoria no sistema de iluminação pública e a criação de uma faixa exclusiva para veículos (ônibus, táxis, vans e motocicletas) na Avenida Lomanto Júnior.

Secretaria de Comunicação (Secom)Ilhéus – 16.01.14

Nenhum comentário:

Postar um comentário