Postagem em destaque

Amurc cria fórum de planejamento e finanças dos municípios

Em meio a queda constante na arrecadação dos municípios e o aumento crescente nas despesas, principalmente nas áreas da saúde e educaç...

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

héus recebe quatro profissionais cubanos pelo Programa Mais Médicos

IAntes da atuação no Programa de Saúde da Família (PSF), os médicos terão que participar de diversas atividades, além de manter contato com a comunidade onde irão prestar seus serviços.
 O município de Ilhéus já recebeu quatro profissionais vindos de Cuba através do Programa Mais Médicos, do governo Federal, para atuarem na atenção básica à saúde no Programa Saúde da Família (PSF). Dois deles, Yoel Amador Hernandez e Yusneidi Leyva Perez, foram recepcionados na segunda-feira, dia 16, pelo prefeito Jabes Ribeiro, no Palácio Paranaguá, ao lado do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), do secretário de Saúde, José Antônio Ocké, demais secretários municipais e profissionais da área de saúde.


Os dois outros médicos cubanos destinados para Ilhéus, Zunieska Gracia Leal e Ana Ofélia Rodrigues Santiesteban, já se encontram no município atuando no Polo Indígena Tupinambá, lotadas nas unidades de saúde de Olivença e Acuípe, que integram a rede de Atenção Básica da Secretaria de Saúde. Com relação aos médicos recém-chegados, Yoel Amador Hernandez e Yusneidi Leyva Perez, pelo menos um deles já foi definido que irá atender às famílias do PSF do Alto do Basílio.
Em nome da comunidade ilheense, o prefeito Jabes Ribeiro desejou boas vindas aos médicos cubanos e “que possam aqui desenvolver sua atividade profissional da melhor forma”, colaborando na atenção das famílias mais necessitadas. Ele destacou as belezas e potencialidades da cidade, o perfil hospitaleiro e acolhedor da população, que sabe receber bem as pessoas.
Participaram também da recepção os diretores do Conselho Municipal de Saúde (CMSI), Fred dos Santos e Diala Magalhães, o representante do Hospital Geral Luiz Viana Filho, Melquíades Silva, e profissionais dos programas NASF (Núcleo de Atenção à Saúde da Família), Melhor em Casa e do SAMU. Na oportunidade, os secretários de Saúde e de Planejamento, José Antônio Ocké e Joaquim Bastos, também se pronunciaram com relação à satisfação de receber os profissionais médicos de Cuba.
 Chegada – Os médicos Yoel Amador Hernandez e Yusneidi Leyva Perez, chegaram a Ilhéus no último dia 13. Primeiramente, no dia anterior, foram acolhidos pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em Salvador. Em Ilhéus encontram-se temporariamente hospedados em um hotel, no bairro do Pontal, até que a Secretaria de Saúde conclua as providências de aluguel e montagem de um imóvel para alojá-los.
Yoel Amador Hernandez é um médico generalista, da cidade de Holguín, e Yusneidi Leyva Perez, também generalista e especializada em Urgência Médica, é natural da cidade de Artemisa. Os dois declararam que estão muito satisfeitos em poder contribuir para melhorar a qualidade de vida em saúde do povo brasileiro e, em especial, da população de Ilhéus.
 Antes da atuação no PSF, os médicos terão que participar de diversas atividades, além de manter contato com a comunidade onde irão prestar seus serviços. Segundo a diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Bárbara Christian, nesta terça-feira, dia 17, eles vão conhecer as redes de Atenção à Saúde (Atenção Básica, Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Saúde do Trabalhador, Regulação Endemias, Auditoria, Ouvidoria, Coordenação  de Saúde Bucal, Almoxarifado, Farmácia, entre outras) e a estrutura do NASF.
 Na quarta-feira, dia 18, haverá visita aos hospitais, CRAS, CREAS, CEO, SAMU, além da realização de uma oficina de Acolhimento Pedagógico, onde lhes serão apresentadas as histórias do Brasil e da Bahia, além dos dados epidemiológicos e situação de saúde do Município de Ilhéus. Na quinta-feira, dia 19, eles serão apresentados à equipe de saúde da unidade em que vão trabalhar, além de participarem de avaliação dos indicadores de saúde local, das doenças que mais acometem a população do bairro. No cronograma, a sexta-feira, dia 20, será de continuação do trabalho em equipe, com a realização da cartografia do território de atuação, das linhas do cuidado, agenda compartilhada, entre outras informações fundamentais sobre o setor.
 Da -Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário