Postagem em destaque

Centro Pop de Itabuna promove trabalho de assistência aos moradores de rua

O Centro de Referência Especializada para os Cidadãos de Situação de Rua – Centro Pop atende mais de 70 pessoas que vivem nas ruas de ...

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Frederico Cavalcanti Andrade é eleito presidente do Condema/Ilhéus

Instalado em 2000, o Conselho de Meio Ambiente de Ilhéus (Condema) é considerado primordial para manter as riquezas naturais e arquitetônicas do município.
 O gestor da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), Frederico Cavalcanti Andrade, foi eleito, nesta segunda-feira, dia 9, em sessão realizada na Casa de Cultura Jorge Amado, presidente do Conselho de Meio Ambiente de Ilhéus (Condema). Sua função, juntamente com os demais integrantes do Conselho, será conduzir a criação e gerenciamento das diretrizes do sistema de desenvolvimento social sustentável bem como atuar no processo de licenciamento do uso dos recursos naturais, além de formular e propor ao Executivo Municipal as diretrizes e normas de regulamentação da política municipal de meio ambiente.

Após a eleição, o novo presidente agradeceu a todos os membros que participaram do processo e afirmou que sua gestão será democrática e participativa.E garantiu: “Quero ter uma gestão com a colaboração de todos os conselheiros, de modo que possamos sempre aprimorar as ações voltadas para assegurar o uso sustentável dos recursos ambientais”. O Condema tem caráter consultivo, deliberativo e normativo.
O Conselho de Meio Ambiente de Ilhéus foi instalado em novembro de 2000, tendo uma composição tripartite, sendo um terço dos membros representantes do poder público municipal, um terço representantes do setor privado e mais um terço com representantes da sociedade civil organizada, incluídas aí as organizações ambientalistas as voltadas para a defesa do patrimônio histórico e cultural. Como o município de Ilhéus possui um grande acervo natural – Mata Atlântica, rios, cachoeiras, vasta orla oceânica -, bem como arquitetônico, o trabalho desenvolvido pelo Condema é considerado primordial para resguardar esses patrimônios públicos.
Em relação à gestão ambiental, o Condema/Ilhéus, após vários anos buscando reduzir os impactos ambientais, uma das últimas vitórias obtidas foi a recuperação do Aterro Sanitário do Itariri, na zona Norte do município, hoje, funcionando dentro dos padrões técnicos necessários e com apoio às famílias na reciclagem do lixo. Além disso, comemora a elaboração da Política Municipal de Resíduos Sólidos, que definiu métodos para tratar desta questão.

Secretaria de Comunicação (Secom)

Nenhum comentário:

Postar um comentário