Postagem em destaque

Prefeitura de Ilhéus realiza ação de combate ao abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), realizou, nesta quarta-feira, 22, ação educat...

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Salva Vidas são capacitados para oferecerem mais segurança nas praias de Ilhéus

Todo o efetivo do Corpo de SalvaVidas foi submetido a um curso de capacitação ministrado por técnicos do Corpo de Bombeiro da Polícia Militar. As medidas são preventivas para o grande fluxo de banhistas durante a temporada de verão.


Para melhor atender à população de Ilhéus e aos visitantes, os 86 servidores que integram a equipe de salva-vidas da Prefeitura participaram de dois cursos de qualificação oferecidos pelo Grupamento do Corpo de Bombeiros sediado no Município. Segundo o coordenador do Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura, Alexandre Mendonça, os treinamentos incluíram os temas n‘primeiros socorros e resgate aquático’ e ‘mergulho e resgate aquático’. Apesar da previsão para domingo ser de chuva, segundo o site Clima e tempo,no sábado o sol será propício à praia.
Mendonça informa que, com a chegada da alta estação, a atuação do Corpo de Salva-Vidas foi ampliada. “Neste mês de novembro, mais bem preparado e de posse dos novos equipamentos, o efetivo passará a atuar de quinta-feira a domingo, dividido em duas equipes: uma das 8 às 14 horas e outra das 12 às 18 horas”, completa.
A área de atuação do Corpo de Salva-Vidas de Ilhéus situa-se entre a praia de Mamoan, na zona norte, e Águas de Olivença, na zona sul, cujo trecho possui cerca de  60 quilômetros de extensão.  Além das praias do Cristo, da Concha e da área próxima à Catedral de São Sebastião, no centro da cidade, o trabalho também é realizado no Jóia do Atlântico, Norte 1 (Cabana Iemanjá), e nas praias do Sul.
Segundo o último diagnóstico da Diretoria de Fiscalização e Monitoramento Ambiental (Difim), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), órgão vinculado à Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), apenas um trecho da Praia do Marciano (nas proximidades do Bar Litrão), está inapropriado para o banho de mar. De acordo com o relatório, as praias da Barra de São Miguel, do Malhado, da Avenida, Praia do Cristo, do Opaba, do Ceplus, dos Milionários, do Cururupe e de Olivença estão aprovadas e são consideradas apropriadas para banho.
Cuidados - Segundo os especialistas, alguns cuidados importantes devem ser adotados pelos freqüentadores da praia, com o objetivo de prevenir a ocorrência de doenças e acidentes. Por exemplo, o uso do filtro solar deve ter reaplicação a cada hora, além da ingestão de bastante líquido, uma vez que a pele desidrata com mais facilidade no verão. As autoridades alertam para os riscos de ingestão de bebidas alcoólicas ou alimentos pesados, antes e durante o banho de mar. Os técnicos também destacam algumas dicas de segurança: se o banhista for pego por uma corrente marítima, ele deve nadar diagonalmente a ela até conseguir escapar. Outra dica é não mergulhar em águas desconhecidas, bem como não levar objetos quebráveis para a praia.

Da - Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
(73) 3234 3581 ~ www.ilheus.ba.gov.br

Facebook Twitter Flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário