Postagem em destaque

AGU PEDE REJEIÇÃO DE AÇÃO POR DANO MORAL MOVIDA POR LULA

OPERAÇÃO LAVA JATO AGU PEDE REJEIÇÃO DE AÇÃO POR DANO MORAL MOVIDA POR LULA CONTRA DELEGADO DA PF NA AÇÃO O EX-PRESIDENTE PEDE R$ 100 ...

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Encontro regional discute integração das ações educacionais

Até esta sexta-feira, dia 22, cerca de 300 representantes de órgãos públicos e gestores em educação participam do Encontro Regional da União dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime/BA), no auditório da Faculdade de Ilhéus.
 Com o objetivo de facilitar o contato dos representantes da educação nos municípios com o Ministério da Educação (MEC), cerca de 300 representantes de órgãos públicos e gestores estão reunidos, desde a manhã desta quinta-feira (dia 21), no Encontro Regional para Integração das Ações Educacionais, promovido pela União dos Dirigentes Municipais da Educação  (Undime/BA), Polo de Ilhéus. O evento, que acontece até esta sexta-feira, dia 22, no auditório da Fauldade de Ilhéus, é uma promoção do ME, em parceria com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb) e as prefeituras de Ilhéus, Itabuna e Coaraci.

Na abertura, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP) disse que o evento é extremamente importante para o aprimoramento da educação, serviço fundamental ao desenvolvimento da sociedade. “Estamos trabalhando para proporcionar aos nossos munícipes uma educação de qualidade, isso é o que vai criar uma sociedade com mais igualdade e gerar desenvolvimento social. Só com a educação podemos conseguir isso, educação é a base de tudo”, afirmou o prefeito, em seu pronunciamento.
A prefeita de Coaraci, Josefina Castro (PT), relatou as dificuldades financeiras que os municípios atravessam como um dos problemas para a garantia de educação de qualidade e garantiu que, apesar disso, os gestores têm desenvolvido todos os esforços de modo a evitar que os estudantes e professores sejam prejudicados. Ela confessou que, em razão da carência de dinheiro, não está conseguindo pagar o Piso Nacional do Salário aos professores coaracienses.  
O encontro foi aberto com a apresentação do  grupo de teatro de Itabuna Biblioteca Itinerante e, além dos prefeitos e secretários municipais de educação, reúne também os responsáveis por programas da área como o Mais Educação e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). O vice-prefeito de Ilhéus e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), também participou da abertura do evento.  Ainda fazem parte do público do encontro os agentes que atuam com prestação de contas e conselheiros do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Este é o primeiro evento do gênero realizado em Ilhéus e o terceiro no estado, após Feira de Santana e Luiz Eduardo Magalhães. Segundo a presidente da Undime/BA, Gelcivânia Mota, a intenção é realizar o encontro em locais diferentes, abranger diversos polos no estado. “Nem todas as cidades têm acesso a palestras e debates quando realizados em Salvador. O nosso papel é estreitar a distancia entre os responsáveis pela educação, assim, cada município articula sua equipe e traz para que possamos aprender e compartilhar aprendizado”, frisou a presidente.
A secretária de Educação de Ilhéus, Marlúcia Mendes Rocha, destacou que os encontros regionais são essenciais para que os gestores e educadores possam trocar experiências.  “Descobrimos que temos os mesmos problemas e encontraremos juntos as soluções. É possível fazer uma educação de qualidade, desde que seja trabalhada em conjunto, porque buscamos as mesmas coisas”, ressaltou Marlúcia.
 dA - Secretaria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário