Postagem em destaque

PREFEITO ANTONIO DE ANÍSIO SOLICITA REFORÇO POLICIAL PARA ITACARÉ

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, se reuniu nesta quinta-feira com o delegado regional da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia...

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Mutirão da Cidadania é elogiado por moradores do bairro Nelson Costa


Baixe Safira Bianca dos Santos no Multirão da Cidadania no Nelson Costa - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 20.09.13 (19).JPG (260,4 KB)O vendedor ambulante Reginaldo Gonçalves, de 52 anos, elogiou bastante os serviços prestados na manhã desta sexta-feira (20) pelo Mutirão da Cidadania, evento promovido semanalmente pela Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Desenvolvimento Social e Saúde. “É muito bom para a população contar com tantos serviços de uma vez só. Além disso, também é gratificante poder contar com o trabalho de profissionais tão competentes”, relatou. O mutirão, que tem a proposta de levar serviços públicos para os moradores dos bairros e distritos do município, aconteceu na Escola Dr. Nelson de Oliveira, localizada no bairro Nelson Costa, na zona sul da cidade.


Reginaldo Gonçalves foi atendido pelo Cenoe (Centro de Olhos Especializado), empresa que participou pela primeira vez do Mutirão da Cidadania. Durante o atendimento, o oftalmologista Antônio Nogueira Filho identificou um aumento da pressão intraocular e uma alteração no nervo óptico nos dois olhos do vendedor ambulante. “São avaliações preliminares que sugerem o diagnóstico de glaucoma. Por isso, estamos requisitando ao posto de saúde a autorização de uma nova consulta e dos exames complementares”, completou Nogueira.

Quem também elogiou os serviços prestados pelo Mutirão da Cidadania foi a funcionária pública Safira Bianca dos Santos, de 27 anos, que reside no próprio bairro Nelson Costa. Ela fez um procedimento dentário na Unidade Móvel Odontológica (Odontomóvel). “Achei muito interessante a iniciativa porque, ao oferecer vários serviços, o mutirão pode ajudar um número muito grande de pessoas”, concluiu a funcionária pública. 

Presente ao evento, o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, chamou atenção para o fato de que, a cada semana, motivados pelo sucesso e pela importância da iniciativa, novos parceiros aderem ao Mutirão da Cidadania. “Além do Cenoe, no mutirão deste dia 20, também passamos a contar com a participação do laboratório de análises clínicas Biolife e com as orientações do Curso de Nutrição da Faculdade de Ilhéus”, ressaltou Ocké. 

Próximos mutirões - Na próxima semana, o Mutirão da Cidadania será realizado em duas localidades da zona rural de Ilhéus: na quinta-feira (26), em Maria Jape e, na sexta-feira (27), em Mamoan. Somente no mês de agosto, os mutirões atenderam mais de cinco mil pessoas de várias comunidades do município, oferecendo serviços de saúde, assistência social, regularização de documentos e educação para o trânsito, contando, ainda, com a parceria de instituições como a 13ª Ciretran e  o 5º Grupamento de Bombeiros de Ilhéus.

Durante o Mutirão de hoje, os moradores do Nelson Costa tiveram a oportunidade de realizar cadastramento, recadastramento e desbloqueio de cartões do Programa Bolsa Família, fazer inscrições no Balcão de Emprego e obter informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Também foi possível efetuar inscrições para o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Peti e Projovem).  

Outros serviços - A população também recebeu orientações sobre programas de habitação e sobre o requerimento da Carteira do Idoso. Outros serviços prestados foram corte de cabelo, informações sobre procedimentos efetuados no SAC, como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Junta do Serviço Militar, bem como a participação do Conselho Tutelar para a notificação de denúncias.

Palestras e a pesagem de crianças e de mulheres para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan) também foram realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau). Foram disponibilizados, ainda, atendimentos ginecológico, pediátrico, psicológico e psiquiátrico, além de vacinação, aferição de pressão arterial (PA), medição da glicemia e orientações nutricionais.

Da - Secretaria de Comunicação Social (Secom)-Ilhéus – 20.09.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário