Postagem em destaque

Sebrae Bahia realiza mais de 47 mil atendimentos no primeiro trimestre de 2017

No mesmo período, foram realizadas ainda 423 capacitações, além do lançamento do Radar Sebrae Por: Redação O Sebrae Bahia real...

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Rio São Desidério receberá obras de Recuperação Hidroambiental

O Secretário de Meio Ambiente e Turismo de São Desidério, Demósthenes Júnior, junto com a equipe técnica da Secretaria e da Gama Engenharia e Recursos Hídricos, empresa contratada pelo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco por meio da Associação Executiva de Apoio a Gestão de Bacias Hidrográficas - AGB Peixe Vivo, agência que exerce as funções executivas do Comitê, percorreram  o Rio São Desidério com o objetivo de fazer um levantamento dos problemas ambientais do rio, para elaborar um termo de referencia, visando a contratação do Projeto de Recuperação Hidroambiental do Rio São Desidério e seus afluentes.

Durante os trabalhos de campo a equipe fez visita nas principais nascentes até a foz do rio e foi constatado  em alguns pontos da área do projeto a existência de desmatamento, pastoreio excessivo, atividades agrícolas sem disciplina, além da exploração da vegetação e também o acumulo de sedimentos provocado por excesso de Taboas (planta aquática e típica de brejos, manguezais, várzeas e espelhos d’água que interferem na vazão e na qualidade da água).
De acordo com Demósthenes Júnior, “o Projeto tem o objetivo de promover a recuperação hidroambiental do Rio São Desidério, por meio de intervenções voltadas para a recuperação de nascentes, enriquecimento da mata ciliar, controle de processos erosivos, limpeza do rio, adequação de estradas rurais, construção de barraquinhas, bem como ações educativas e de comunicação para as populações locais, contribuindo desta forma para a redução do processo de erosão e o consequente assoreamento de mananciais hídricos, aumentando a disponibilidade e a qualidade das águas do rio”. Destacou o secretário.
Este é o segundo projeto de recuperação hidroambiental do município junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O primeiro foi o projeto de  Recuperação Hidroambiental na Bacia do Rio Grande - Sub Bacia do Rio das Fêmeas que está em fase de conclusão, onde foi realizada  ações de recuperação de áreas degradadas, construção de paliçadas, adequação de estradas rurais com lombadas e barraquinhas, serviços de fotografia e de mobilização social.
Texto: Ascom São Desidério com informações da Sematur  - Fotos: Arquivo Sematur

Nenhum comentário:

Postar um comentário