Postagem em destaque

PREFEITO ANTONIO DE ANÍSIO SOLICITA REFORÇO POLICIAL PARA ITACARÉ

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, se reuniu nesta quinta-feira com o delegado regional da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia...

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Rio São Desidério receberá obras de Recuperação Hidroambiental

O Secretário de Meio Ambiente e Turismo de São Desidério, Demósthenes Júnior, junto com a equipe técnica da Secretaria e da Gama Engenharia e Recursos Hídricos, empresa contratada pelo o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco por meio da Associação Executiva de Apoio a Gestão de Bacias Hidrográficas - AGB Peixe Vivo, agência que exerce as funções executivas do Comitê, percorreram  o Rio São Desidério com o objetivo de fazer um levantamento dos problemas ambientais do rio, para elaborar um termo de referencia, visando a contratação do Projeto de Recuperação Hidroambiental do Rio São Desidério e seus afluentes.

Durante os trabalhos de campo a equipe fez visita nas principais nascentes até a foz do rio e foi constatado  em alguns pontos da área do projeto a existência de desmatamento, pastoreio excessivo, atividades agrícolas sem disciplina, além da exploração da vegetação e também o acumulo de sedimentos provocado por excesso de Taboas (planta aquática e típica de brejos, manguezais, várzeas e espelhos d’água que interferem na vazão e na qualidade da água).
De acordo com Demósthenes Júnior, “o Projeto tem o objetivo de promover a recuperação hidroambiental do Rio São Desidério, por meio de intervenções voltadas para a recuperação de nascentes, enriquecimento da mata ciliar, controle de processos erosivos, limpeza do rio, adequação de estradas rurais, construção de barraquinhas, bem como ações educativas e de comunicação para as populações locais, contribuindo desta forma para a redução do processo de erosão e o consequente assoreamento de mananciais hídricos, aumentando a disponibilidade e a qualidade das águas do rio”. Destacou o secretário.
Este é o segundo projeto de recuperação hidroambiental do município junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco. O primeiro foi o projeto de  Recuperação Hidroambiental na Bacia do Rio Grande - Sub Bacia do Rio das Fêmeas que está em fase de conclusão, onde foi realizada  ações de recuperação de áreas degradadas, construção de paliçadas, adequação de estradas rurais com lombadas e barraquinhas, serviços de fotografia e de mobilização social.
Texto: Ascom São Desidério com informações da Sematur  - Fotos: Arquivo Sematur

Nenhum comentário:

Postar um comentário