Postagem em destaque

Amurc cria fórum de planejamento e finanças dos municípios

Em meio a queda constante na arrecadação dos municípios e o aumento crescente nas despesas, principalmente nas áreas da saúde e educaç...

terça-feira, 23 de julho de 2013

DayHORC faz triagem de Glaucoma durante Mutirão da Saúde neste sábado



 Dando prosseguimento ao projeto GlaucomaDay, o DayHORC - Hospital de Olhos Ruy Cunha promove neste sábado (27), mais uma ampla Triagem de Glaucoma voltada para o público do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação integra o I Mutirão de Saúde, promovido pela Secretaria de Saúde de Itabuna, em face das comemorações pelos 103 anos de emancipação política da cidade, datada neste domingo (28). 

Entre às 8h e 13 h, médicos do DayHORC vão realizar exames iniciais para detecção do Glaucoma, além da aplicação de um questionário de avaliação. Assim, durante a triagem, os pacientes serão submetidos ao Exame de Fundo do Olho e à Tonometria, para medição da pressão ocular. Todas as pessoas pré-diagnosticadas com a doença já sairão do Mutirão com consulta oftalmológica para Check-up do Glaucoma.    
A Triagem do Glaucoma promovida pelo DayHORC neste sábado será voltada para pessoas que compõem o grupo de risco para a doença, com destaque para aqueles acima de 40 anos e com casos de cegueira na família. Por ser uma doença hereditária, o Glaucoma deve ser diagnosticado precocemente para evitar a progressão da perda de visão que pode levar á cegueira irreversível.      
 O I Mutirão de Saúde será realizado no Espaço Cultural Josué Brandão, na Câmara de Vereadores de Itabuna, onde o DayHORc terá consultórios montados para desenvolvimento dos trabalhos.

Mais saúde ocular
Também agendada para este sábado, outra ação de promoção à saúde ocular será realizada sob a coordenação da Fundação Regina Cunha (FURC). A partir de uma triagem em andamento durante esta semana nas unidades escolares, a entidade sem fins lucrativos disponibilizará 40 consultas oftalmológicas para alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (Proeja). As consultas estão agendadas para o Mutirão de Saúde e serão realizadas na Unidade Móvel do DayHORC, que estará funcionando no estacionamento da Câmara de Vereadores.  

Por - Jak Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário