Postagem em destaque

PREFEITO ANTONIO DE ANÍSIO SOLICITA REFORÇO POLICIAL PARA ITACARÉ

O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio, se reuniu nesta quinta-feira com o delegado regional da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia...

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Mais de seis mil crianças vacinadas em Itabuna no Dia D contra Poliomielite

Milhares de pais e mães itabunenses aproveitaram o sábado para vacinar seus filhos contra a poliomielite, doença mais conhecida como paralisia infantil.  Um total de 6.142 crianças, com idade entre seis meses e cinco anos incompletos, foram imunizadas nas 32 Unidades Básicas de Saúde da cidade. Para o dia D de mobilização contra a doença, a Secretaria de Saúde mobilizou 500 servidores entre agentes comunitários, enfermeiros e técnicos que participaram da aplicação das duas gotinhas, que imunizam contra a paralisia. 

O secretário de Saúde, Renan Araújo, alertou para a necessidade da vacina, visto que apesar de a poliomielite está erradicada no Brasil é preciso a atenção da sociedade para que não surjam novos casos. “Temos que garantir que a doença não retorne. O sucesso da erradicação da doença no Brasil está relacionado ao esforço que é feito para garantir a vacinação. É importante que as mães levem seus filhos para vacinar para que a cobertura vacinal garanta a segurança dessas crianças” frisou. 

As mães Meirijane Meira e Marileide Santos levaram suas filhas logo cedo para tomar a vacina. “Nunca deixo atrasar a vacina dela e em todas as campanhas sempre levo no primeiro dia para não enfrentar filas” contou Meirijane, mãe de Heloísa de três anos.  Já Marileide, mãe de Maria Eduarda, também com três anos de idade, destacou a importância da vacina. “Ela precisa crescer saudável e depende de nós, os pais, vacinarmos para evitar uma doença que é tão grave”.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Itana Miranda, informou que os agentes comunitários estiveram durante todo o dia fazendo a busca ativa nos bairros para garantir que os pais comparecessem às Unidades de Saúde. Ela também lembrou também da necessidade de se levar o cartão de vacina para receber outras imunizações que estejam em falta. Entre as outras vacinas procuradas estão à contra s meningite, pneumonia, gripe, tríplice viral e DTP.

A campanha de vacinação contra a poliomielite continua de segunda a sexta-feira nas Unidades de Saúde de Itabuna, no horário de 8 às 17 horas, até o dia 21 de junho. A meta é do município é imunizar 13.374 crianças, com necessidade de cobertura superior a 95% da população estimada. Com as crianças vacinadas hoje o percentual já chegou em 46% da meta.
Da assessoria de comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário