quinta-feira, 4 de abril de 2013

Maternidade Santa Helena vai ganhar Casa de Parto Normal

A Maternidade Santa Helena da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus vai ampliar sua capacidade de atendimento com a instalação da Casa de Parto Normal, unidade que será construída em área anexa ao Hospital São José. A obra foi definida durante reunião realizada, esta semana, entre a secretária municipal de Saúde, Ledívia Espinheira, o provedor Eusínio Lavigne Gesteira,  além de técnicos e assessores da instituição.

Na visita feita pela secretária de Saúde à Maternidade foi definido o local da nova unidade e detalhes dos serviços a serem oferecidos. Segundo Ledívia, os recursos já estão assegurados através da Rede Cegonha, programa do Governo Federal, intermediado pela secretaria de Saúde do Estado, através do Grupo Condutor de Redes. “Estamos aguardando a apresentação das certidões negativas da Santa Casa, mas o provedor Eusínio Gesteira garantiu que na próxima semana esse obstáculo será superado”, explica.

A Casa de Parto Normal vai dispor também de uma Unidade de Cuidados Neonatais Intermediários (UCI), de dois leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para gestantes, sala de pré-parto, nova ambiência na recepção da Maternidade, além de profissionais especializados. O projeto arquitetônico já está pronto e a parte técnica está sendo coordenada pela enfermeira e consultora Marleide Figueiredo.

A Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, entidade filantrópica na área da saúde, completa 100 anos de existência em 2013. De acordo com o provedor Eusínio Lavigne Gesteira, a Maternidade Santa Helena realiza cerca de 300 partos por mês. Ele pondera que, nos últimos dois meses, a produção caiu em virtude da greve dos funcionários e da ausência de recursos. “Nesse sentido, fizemos um financiamento com a Caixa Econômica Federal para resolver vários problemas de nossa instituição, visando normalizar o atendimento à população”, acrescenta ele.

Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 04.04.2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário