sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Fiéis se preparam para Romaria Ecológica de São Sebastião


Baixe 20120124124303.jpg (29,0 KB)Devotos de São Sebastião se preparam para a 15ª Romaria Ecológica de São Sebastião que ocorrerá no próximo domingo, 20, dia dedicado ao santo. A peregrinação tem início na Igreja Matriz com uma oração. Em seguida os romeiros percorrem cerca de 9 km via chapada, da sede do município até Morrão, povoado que tem o santo por padroeiro.



Este ano a expectativa de participantes é maior. “Por ser domingo as pessoas tem mais disponibilidade em participar”, diz o organizador Florentino Augusto de Souza que explica sobre como surgiu a romaria. “Desde a década de 60, foi criada pelo maestro Heliodo Ribeiro esse percurso, que era o único de São Desidério a Morrão. Com o passar dos tempos e a viabilização de outra estrada, esse trajeto foi esquecido. Foi por este motivo que foi criado essa romaria, a fim de resgatar esta tradição do município”.



No meio da chapada é comum realizar parada para o café e repor as energias, enquanto se formam as rodas de samba com animação de grupos de reiseiros. A chegada em Morrão é aguardada com fogos e a procissão com a imagem do padroeiro até a igreja, onde será celebrada uma missa festiva às 10 horas. Após a missa é servido um almoço às margens do Rio Grande. Os organizadores do evento disponibilizam transporte para o retorno dos fiéis, que está previsto para as 16 horas.



A tradição conta com o apoio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer que incluiu a data no calendário cultural de São Desidério. “Nossa intenção é valorizar as tradições do município e incentivar a participação de todos, principalmente dos mais jovens com o intuito de fortalecer nossos costumes”, comenta o secretário, Nerito Carvalho.


Programação da Romaria Ecológica de São Sebastião:


6h – Saída da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida

08h – Parada para lanche e roda de samba na Chapada

09h30min – Chegada em Morrão e procissão até a igreja

10h - Missa Solene

12h - Almoço

16h - Retorno a sede



Por - Ascom São Desidério

Nenhum comentário:

Postar um comentário