sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Santa Casa de Itabuna recebe Troféu Amigo do Transplante

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna foi contemplada com o "Troféu Amigo do Transplante". Em sua quinta edição, o troféu é uma homenagem da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), através do Sistema Estadual de Transplante de Órgãos, às instituições e pessoas que contribuíram reconhecidamente para o incentivo à doação de órgãos e tecidos no Estado da Bahia. Através da Santa Casa, Itabuna contabiliza 26 transplantes realizados pelo Serviço de Transplante Renal da instituição; além de 05 captações de córneas (tecidos) realizadas pela Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (Cihdott) da SCMI. 

A solenidade de entrega do troféu está agendada para o dia 14 de dezembro, às 17 horas, no anfiteatro Alfredo Britto, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Terreiro de Jesus. Estão convidados para representar a SCMI na solenidade de entrega do Troféu o provedor Eric Ettinger, que será representado no evento pelo vice-provedor, o médico nefrologista, Almir Alexandrino, e a médica nefrologista e coordenadora do Serviço de Transplante da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Neyde Pontes Vinhático. 

Sobre os transplantes renais realizados na instituição, 19 transplantes foram oriundos de doadores falecidos, além de sete entre pacientes intervivos. A nova dinâmica de doação de órgãos na Santa Casa de Misericórdia de Itabuna está sendo potencializada pela firme atuação da Cihdott. Em parceria com a Organização de Procura de Órgãos (OPO) de Ilhéus e Itabuna e com a Central Estadual de Transplantes, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a Cihdott é responsável pelo fluxo de informações de potencial doadores, bem como pelo esclarecimento junto aos familiares. “Ainda para este mês de dezembro estão agendados outros três transplantes entre doadores intervivos”, comunicou a coordenadora da Cihdott, Jacqueline Ceo.  

Da assessoria de comunicação
Por - Jack Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário