Postagem em destaque

Amurc cria fórum de planejamento e finanças dos municípios

Em meio a queda constante na arrecadação dos municípios e o aumento crescente nas despesas, principalmente nas áreas da saúde e educaç...

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

DayHORC participa do Programa Viver sem Limites

O DayHORC – Unidade de Itabuna foi o serviço oftalmológico escolhido no estado da Bahia para participar do Workshop de Baixa Visão, promovido pelo Ministério da Saúde através do Programa Viver sem Limites. Entre os dias 3 e 8 de dezembro, a médica oftalmologista da instituição Luciana Pinto de Carvalho (CRM 13714) estará em Recife participando da programação de formação profissional sugerida por região no Brasil, com participação de um serviço oftalmológico de cada Estado, além da presença de médicos, gestores, terapeutas entre outros públicos-alvos. 

Projeto pioneiro no Brasil, o Workshop de Baixa Visão atuará como estratégia de capacitação de profissionais que se dedicam a habilitação e reabilitação de pacientes com deficiência visual. A ação contará com a promoção de cursos, como o agendado para Recife, além das visitas técnicas de monitoração das atividades práticas realizadas nos próprios serviços. 

A seleção do DayHORC para integrar a estratégia do Ministério da Saúde obedeceu critérios como o atendimento à população SUS e a pré-existência de um serviço de atendimento a pacientes com baixa visão. A indicação foi realizada via Fundação Regina Cunha, entidade que tem como principal mantenedor o DayHORC – Hospital de Olhos. A médica Luciana de Carvalho é oftalmopediatra do DayHORC e especializada em Baixa Visão, sendo uma das poucas profissionais com larga experiência nesta área no interior da Bahia.  

Programação
De acordo com a programação, agendada para a Fundação Altino Ventura, toda a parte teórica será desenvolvida entre os dias 3 e 5, com aulas práticas agendadas para os dias 6 e 7, além da oficina de fabricação de material e estimulação visual e global, durante a manhã do dia 8.

A médica oftalmologista do DayHORC – Unidade de Itabuna, Luciana de Carvalho, assim como todos os participantes, estarão comprometidos a atender pacientes com baixa visão no seu serviço durante o período de um ano, quando serão gerados relatórios trimestrais e o relatório final.    

Por - Jack Simões 

Nenhum comentário:

Postar um comentário